Ministério do Esporte Governo, FIFA e COL destacam a transformação de Cuiabá com a Copa
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Governo, FIFA e COL destacam a transformação de Cuiabá com a Copa

Da Amazônia para a porta de entrada do Pantanal. Depois de visita a Manaus nesta terça-feira (28.08), o secretário geral da FIFA, Jérôme Valcke, o secretário executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, e o membro do Conselho Administrativo do Comitê Organizador Local (COL), o ex-jogador Ronaldo, visitaram a Arena Pantanal, em Cuiabá, na manhã desta quarta-feira (29.08). Com eles, o prefeito da cidade, Francisco Galindo Filho, o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, e o secretário estadual para a Copa, Maurício Guimarães.

O futuro estádio e o conjunto de obras em andamento na cidade foram destacados pela comitiva. Seis intervenções estão previstas na Matriz de Responsabilidades: além da obra na Arena, três de mobilidade urbana - incluindo o VLT - e duas no Aeroporto Marechal Rondon. Uma delas, o Módulo Operacional, já entregue. Segundo o governador Silval Barbosa, outras 48 ações de infraestrutura estão em andamento na região metropolitana.

"É incrível a quantidade de projetos que vão transformar a cidade e o estádio depois da Copa. No fundo, a Copa é isso: trata-se de organizar o evento e mudar o rosto de uma cidade. Cuiabá vai impressionar o mundo em 2014", disse o secretário geral da FIFA, Jérôme Valcke. ""É de tirar o chapéu para Cuiabá! Lindo cenário e ótimo projeto", acrescentou, instantes mais tarde, via Twitter.

Luis Fernandes afirmou que a Copa é uma oportunidade para promover o desenvolvimento regional. "Cuiabá está indo além da Matriz de Responsabilidades, aproveitando o que o Mundial representa. Teremos uma Cuiabá pós-Copa totalmente diferente, não só pelo evento, mas pelo que soube investir em infraestrutura e na valorização da cultura local".

Siriri
Na entrada do futuro estádio, a comitiva foi recebida com uma apresentação de siriri e cururu, manifestações culturais típicas da região pantaneira. Durante a visita, os operários trocaram as ferramentas de trabalho pelas câmeras fotográficas e não perderam a oportunidade de pegar autógrafos do maior artilheiro de todas as Copas.

Sobre o futebol local, Ronaldo disse que o município e o estado devem aproveitar a Copa e a construção da nova arena para estimular os times da região. "Eles têm que almejar as séries B e A e lutar por isso". Ronaldo acrescentou que o futebol brasileiro depois da Copa será outro, principalmente pela qualidade dos gramados, tema a que o ex-artilheiro diz estar atento em todas as obras de estádio. E fez um convite aos mato-grossenses: "sejam voluntários da Copa, participem deste momento especial".

Estádio
A Arena Pantanal será palco de quatro jogos da primeira fase da Copa do Mundo FIFA 2014. Atualmente, as obras estão 47% concluídas e a previsão de término é julho de 2013, segundo informações da Secopa de Mato Grosso. O investimento é de R$ 518,9 milhões, sendo R$ 285 milhões financiados pelo BNDES.

Com capacidade para 43 mil pessoas, o projeto conta com arquibancadas móveis para 18 mil torcedores, de acordo com informações do Balanço da Copa do governo federal.  O entorno do estádio, área com mais de 300 mil m2, terá passarelas, praça com áreas de lazer, pista de caminhadas, atividades esportivas, espelho d'água, lanchonetes e restaurante.

Pintando a Copa
Antes da visita à Arena, a comitiva esteve no Palácio Paiaguás, sede do governo do Mato Grosso, onde participou da cerimônia de premiação do concurso "Pintando a Copa". Crianças do ensino fundamental das escolas públicas de Cuiabá e Várzea Grande produziram desenhos e pinturas relacionados ao mundial e aos atrativos da cultura local que os turistas poderão conhecer.

"É um grande investimento no orgulho nacional e regional. Este concurso é uma aula de patriotismo", afirmou o secretário executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes. Mais de 40 mil desenhos foram feitos para as três categorias do concurso e mil foram finalistas. Para cada município, os três primeiros lugares de cada categoria foram premiados, totalizando 18 crianças. Além de notebooks (1º lugar), TVs de LCD (2º lugar) e máquinas fotográficas digitais (3º lugar), Valcke informou que elas também vão receber ingressos para um jogo da Copa do Mundo na Arena Pantanal.

"Vai ser uma emoção muito grande. Eu nunca fui a um estádio e a primeira vez será logo na Copa. Vai ser lindo", disse Miena Martins, 9 anos, 2º lugar na categoria II de Várzea Grande. De Cuiabá, a comitiva seguiu para o Rio de Janeiro, onde participa de reunião do Comitê Organizador Local nesta quinta-feira (30.08)

Carol Delmazo - Portal da Copa
Foto: Glauber Queiroz
Ascom - Ministério do Esporte

Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook



Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla