Ministério do Esporte Mulheres terão participação recorde nas Paralimpíadas de Londres
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Mulheres terão participação recorde nas Paralimpíadas de Londres

Os Jogos Olímpicos de Londres 2012 marcaram o avanço das mulheres no esporte. A participação feminina brasileira correspondeu a 47% da delegação e garantiu seis das 17 medalhas, incluindo duas das três de ouro. Nos Jogos Paralímpicos não será diferente. O Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) anunciou que, neste ano, o número de atletas mulheres é recorde: serão 1.513 competindo em 18 modalidades (apenas futebol de 7 e futebol de 5 não têm delegações femininas). Em Pequim-2008 foram 1.383.

O número é mais que o dobro das 700 atletas que participaram dos Jogos de Barcelona-1992, duas décadas atrás. "É muito encorajador que o número de mulheres nas Paralimpíadas tenha mais que dobrado nos últimos 20 anos. Tenho certeza de que veremos várias esportistas com desempenhos inspiradores e empolgantes e que se tornarão grandes modelos para outras. O número crescente de mulheres participantes é essencial para assegurar a igualdade de oportunidade no esporte. Nossa expectativa é também, nessa caminhada, aumentar o número delas em posições de liderança no Movimento Paralímpico", afirmou a dirigente do Comitê de Mulheres no Esporte do IPC, Tine Teilman.

Nos Jogos de Atlanta, em 1996, participaram 790 mulheres; 990 em Sydney-2000 e 1.165 em Atenas-2004. O aumento também é visível na delegação brasileira: em Pequim-2008, participaram 55 mulheres e, neste ano, serão 67 (12 a mais do que quatro anos atrás).

"O Movimento Paralímpico tem feito grandes progressos nos últimos anos para a inclusão das mulheres. Isso permitiu a igualdade entre os gêneros e a chance de qualquer uma competir no esporte paralímpico em nível de elite", completou Philip Craven, presidente do IPC.

Os Jogos Paralímpicos de Londres 2012 acontecem entre os dias 29 de agosto e 9 de setembro. Mais de 4,2 mil atletas de 166 países disputarão o pódio em 20 modalidades. A delegação brasileira, que conta com 182 atletas, tem como objetivo figurar entre os sete primeiros colocados no quadro de medalhas. Na última edição, O Brasil terminou em nono, com 47 medalhas (16 ouros, 14 pratas e 17 bronzes).

Confira o hotsite sobre os Jogos Paralímpicos Londres 2012

Paula Braga, com informações do IPC
Ascom- Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla