Ministério do Esporte Jogos Escolares movimentam Manaus com a participação de 17 mil atletas-estudantes
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Jogos Escolares movimentam Manaus com a participação de 17 mil atletas-estudantes

A 35ª edição dos Jogos Escolares do Amazonas movimenta a cidade de Manaus, com a participação de 17 mil atletas-estudantes e de 480 instituições de ensino públicas e privadas. A competição compreende 27 modalidades esportivas, entre coletivas e individuais. A novidade este ano é a estreia no torneio das modalidades skate e badminton, que conta com 40 equipes disputando o campeonato.

Os Jogos Escolares do Amazonas são organizados pela secretarias de estado da Educação (Seduc) e da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel). A coordenação, como forma de valorizar pessoas com deficiência, incluiu mais sete modalidades adaptadas: atletismo, estafeta, futsal, goalball, handebol, natação e tênis de mesa.

Desde o dia 2 de agosto a competição acontece em campos, quadras, arenas, piscinas, ginásios, ou seja, vários pontos da capital amazonense, além da própria Arena Amadeu Teixeira e Ponta Negra, esta última com as disputas de remo e da canoagem. Nas provas de atletismo, cerca de 840 atletas, de trinta municípios amazonenses, estão surpreendendo. Na Vila Olímpica de Manaus, o estudante da Escola Estadual São José Operário, de Parintins, cidade a 420 km da capital, conquistou o ouro no salto em altura. Sidney de Carvalho Simas alcançou a marca de 1,45m.

Na prova dos 1.000 metros, o estudante da delegação de Barreirinha, José June Silva Ribeiro, representante da Escola Estadual Professora Maria Belém, garantiu a segunda colocação, com o tempo de 3min06s7. "Na capital as coisas são difíceis, principalmente pela distância. A gente sempre espera que as marcas e os tempos dos atletas sejam melhores do que no ano passado. Até então, os garotos estão alcançando bons resultados, festejou a coordenadora de atletismo do JEA?s, Margareth Bahia.

Maria Eduarda Saldanha, da Escola estadual coronel Fiúza, do Careiro da Várzea, a 26 km de Manaus, e Carline Nunes Carneiro, da Escola Estadual Maria Belém, de Barreirinha, ficaram em 2º e 3º lugares, respectivamente. A campeã da modalidade foi Ingrid Roseane Magno Viana, do Colégio Pré-Médico, de Manaus, com 22,21m.
Os JEA?s terminam no dia 11 de agosto. A fase final reúne estudantes de 380 instituições de ensino.


Cleide Passos
Foto: Márcio Melo/divulgação
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla