Ministério do Esporte Futebol feminino estreia nos Jogos Olímpicos com 10 jogadoras do Bolsa-Atleta
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Futebol feminino estreia nos Jogos Olímpicos com 10 jogadoras do Bolsa-Atleta

Antes mesmo de a pira olímpica ser acesa na solenidade de abertura marcada para a próxima sexta-feira (27.07), a bola já rola nos gramados britânicos. A seleção brasileira de futebol feminino enfrenta Camarões no jogo de estreia nesta quarta-feira (25.07),  às 18h45 (14h45 no horário de Brasília), no Millenniun Stadium, em Cardiff, capital do País de Gales.

Para buscar o lugar mais alto do pódio dos Jogos Olimpicos de Londres, a seleção duas vezes vice-campeã olímpica - Atenas-2004 e Pequim-2008 - contará com 18 jogadoras. Dez delas contam com a ajuda financeira do maior programa de patrocínio individual de atletas no mundo: o Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte.

Atualmente, o programa contempla 4.243 atletas de 53 modalidades dos programas olímpico e paralímpico. Entre os beneficiados, estão as atletas de futebol Andrea Suntaque, Barbara Micheline, Maurine Dorneles, Grazielle Pinheiro, Aline Pelegrino, Erika Cristiano, Ester Aparecida, Renata Costa, Miraíldes Maciel (Furmiga) e Thaís Duarte.

As meninas mostram foco total na busca pelo ouro. Marta, principal destaque brasileiro e eleita cinco vezes a melhor jogadora do mundo, afirmou que o grupo está coeso e concentrado em busca do título olímpico. "A gente vai brigar por isso até o fim. Tenho certeza de que temos muito a mostrar", prometeu a atleta.

Novo cenário
As expectativas são as melhores possíveis. De acordo com Michael Jacson, atleta pioneira da seleção brasileira e coordenadora-geral de Futebol Feminino do Ministério do Esporte, o perfil da equipe revela o novo cenário do futebol feminino brasileiro: "Reflete a contribuição do governo federal, que de 2006 até 2011 concedeu 305 bolsas para jogadoras de futebol, sendo 112 destinadas a atletas que passaram pela seleção".

Michael Jacson destaca o primeiro apoio concreto do Ministério do Esporte para a modalidade, em 2006. Na época, foram beneficiadas pelo Bolsa-Atleta Andréia dos Santos (Maycon), Andréia Suntaque (goleira), Roseli de Belo e Tania Maranhão. "A situação começa a mudar e para melhor", afirma a gestora, ao arriscar para o jogo de hoje o palpite de Brasil 2 x 0 Camarões.

Depois da estreia, a seleção encara a Nova Zelândia, no sábado (28.07), também em Gales, e a Grã-Bretanha, no dia 31, em Londres.

Confira o hotsite sobre os Jogos Olímpicos Londres 2012

Carla Belizária
Foto: Divulgação
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla