Ministério do Esporte Brasil amplia integração com os países membros da CPLP
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Brasil amplia integração com os países membros da CPLP

Os governos de Brasil, Portugal, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe vão intensificar a colaboração e o intercâmbio bilateral no âmbito da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). No último fim de semana, no encerramento da reunião dos ministros de Esporte e da Juventude da comunidade, o ministro Aldo Rebelo, que presidiu o encontro, assinou memorandos com os governos dos três países.

No discurso da solenidade de assinatura dos memorandos, o ministro brasileiro destacou a importância dos acordos bilaterais, que funcionam como instrumentos de fortalecimento da própria CPLP e de todos os países integrante da comunidade.

"Mais do que o idioma, nos une a firme determinação de seguir buscando o desenvolvimento de nossos países e de atuar para que os cidadãos tenham cada vez mais oportunidades de crescer com saúde e preparados para um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e para que alcancemos no esporte o protagonismo que já temos no cenário das nações", disse Aldo Rebelo.

O documento Brasil-Portugal prevê colaboração desde as áreas de prevenção antidoping até na defesa da ética no esporte e na formação de jovens atletas. Um dos itens do memorando diz que os dois países vão fomentar, por meio da cooperação de benefício mútuo, o intercâmbio econômico, comercial e investimento entre as empresas portuguesas e brasileiras em atividades relacionadas ao esporte.

"Brasil e Portugal reconhecem e concordam que esporte é uma parte importante das suas sociedades e representa um setor vasto com rápido crescimento econômico. O setor contribui de forma relevante para o PIB (Produto Interno Bruto) das suas economias nacionais e de forma significativa para o crescimento do emprego, bem como cria sinergias em setores econômicos, tais como infraestruturas, turismo, educação, comércio de produtos esportivos e apostas", registra o documento assinado pelo ministro Aldo Rebelo e pelo secretário de Estado do Desporto e Juventude da República Portuguesa, Alexandre Mestre.

Os documentos assinados pelo ministro do Esporte do Brasil, pela ministra da Educação e do Desporto de Cabo Verde, Fernanda Marques, e pelo secretário do Desporto e da Juventude da República Democrática de São Tomé e Princípe, Abnildo Dòliveira, preveem, principalmente, intercâmbio na área de formação e treinamento de atletas e treinadores. O Brasil se compromete a doar material esportivo, enviar treinadores para trabalhos nos dois países e disponibilizar espaços e equipamentos no país para receber atletas para treinamentos.

Fernando Guedes, de Portugal
Foto: Fernando Guedes
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla