Ministério do Esporte Ministério do Esporte anuncia nova fase da parceria com a UFMG
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Ministério do Esporte anuncia nova fase da parceria com a UFMG

Durante a visita a Belo Horizonte para a inauguração da pista de atletismo Esmeralda de Jesus, do Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da Universidade Federal de Minas Gerais, no dia 28 de junho, o secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser, anunciou uma nova etapa da parceria com a universidade e o governo de Minas Gerais para viabilizar as condições de treinamento para os atletas no CTE.

No mês de julho o ministério prevê liberar R$ 10,4 milhões à UFMG para desenvolver projetos em quatro modalidades olímpicas: atletismo, judô, taekwondo e natação. Os recursos da pasta servirão para contratação de equipe multidisciplinar e aquisição de material esportivo para essas modalidades. O calendário prevê que neste ano de 2012 se inicie o atletismo, com 50 atletas na equipe principal e 100 na equipe de base. Em 2013 começariam as demais modalidades, com estimativa de até 2016 o CTE atender 250 atletas na equipe principal e 500 na base. Os atletas virão de clubes mineiros.

A universidade vai selecionar os atletas e oferecer a eles e aos treinadores a estrutura de treinamento e suporte técnico-científico. A UFMG trabalha com apoio de todas as confederações das modalidades envolvidas no projeto, que vai formar e desenvolver atletas olímpicos e paralímpicos.

Na fase anterior da parceria, o ministério custeou a compra de material para o atletismo, como discos, pesos, martelos, dardos, barreiras, obstáculos fixos, varas para salto, blocos de partida, placares, bastões, sarrafos, colchão para saltos, barras de anilhas e gaiolas para proteção nas provas de lançamento de disco e de martelo. Os equipamentos foram importados da Polônia e são certificados pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF).

A pista de atletismo encerrou a primeira etapa das obras do CTE, que contará também com parque aquático e ginásio poliesportivo, além de laboratórios de pesquisa aplicada ao esporte.

O secretário também anunciou apoio do Ministério do Esporte à realização do Fórum Profissional de Treinadores no Esporte Brasileiro, a se realizar em novembro em Belo Horizonte, em promoção conjunta com a UFMG, por meio da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
 
Sueli Scutti
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla