Ministério do Esporte Seleção masculina de handebol conquista bronze inédito em mundial universitário
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Seleção masculina de handebol conquista bronze inédito em mundial universitário

O Brasil sediou, pela primeira vez na história, o Campeonato Mundial Universitário de Handebol, realizado na cidade de  Blumenau, em Santa Catarina. A 21ª edição do evento, realizado com recurso do Ministério do Esporte - cerca de R$ 1 milhão -,  terminou neste domingo (1º.07) com a vitória dos jogadores da República Tcheca, que fizeram melhor no jogo da final contra Portugal, vencendo por 34 a 24, e levaram o ouro para casa. Mas foi a conquista da seleção brasileira masculina que fez a diferença no mundial.  Ao vencer na semifinal o time da Polônia por 33 a 29, os brasileiros ficaram em terceiro lugar, conquistando o bronze inédito.

Durante todo o jogo, o Brasil ficou à frente dos poloneses. O capitão do time, Guilherme Oliveira, foi o destaque da partida, com 10 gols e a liderança da equipe. "Nós viemos para fazer o melhor e estamos felizes demais com o bronze. A vibração com a torcida é inenarrável. Entrar com garra depois de uma derrota é difícil, mas a gente se superou e deixa essa conquista para os próximos que vierem aí", comemorou.

Muito emocionado com o resultado, o presidente da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), Luciano Cabral, disse que o bronze inédito dá mais força para dar continuidade ao trabalho. "Um vitória que, ao lado da conquista do bicampeonato pan-americano em Curaçao, no Caribe, fez com que o dia fosse inesquecível para o desporto brasileiro", apontou.

O técnico brasileiro, José Ronaldo, parabenizou toda a equipe pela garra e vibrou com a conquista de uma medalha histórica. "Agora é só comemorar com essa garotada, que mereceu. Ganhar da Polônia em casa é demais", afirmou.  

Seleção feminina - As jogadoras brasileiras não tiveram a mesma sorte que os rapazes e ficaram em quarto lugar na competição. A equipe perdeu para a Polônia com uma diferença de 15 pontos e um placar final de 26 x 41 contra a Polônia. Mesmo com a derrota, a colocação do Brasil foi inédita: pela primeira vez a seleção brasileira ficou em quarto lugar na história desse mundial.

Mundial -  Disputado nos naipes masculino e feminino, o Mundial Universitário de Handebol  é realizado a cada dois anos e reúne algumas das principais seleções da modalidade. A edição de 2012 contou com as principais seleções da Turquia, República Tcheca, Coreia, Nigéria, Polônia, Argélia, França, Romênia, Chile, Estados Unidos e Kuwait, além da anfitriã, do Brasil.

Celeiro de atletas -  A oportunidade do mundial universitário também serviu para Blumenau mostrar sua tradição de paixão pelo handebol. Entre equipes das categorias de base e principal, além de times de escolas, a cidade tem, atualmente, cerca de 40 times e aproximadamente 600 praticantes de handebol.

O 21º Mundial Universitário de Handebol é uma realização da Federação Internacional de Desporto Universitário (FISU), da CBDU e da Federação do Desporto Universitário de Blumenau. A Fundação Municipal de Desportos de Blumenau (FMD), do  governo de Santa Catarina, e a prefeitura da cidade foram parceiras do evento.

Carla Belizária, com informações da CBDU
Foto: Divulgação
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla