Ministério do Esporte Secretário de Alto Rendimento inaugura centro de atletismo em Belo Horizonte
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Secretário de Alto Rendimento inaugura centro de atletismo em Belo Horizonte

O secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser, participou nesta quinta-feira (28.06), em Belo Horizonte, da inauguração da pista de atletismo Esmeralda de Jesus, do Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da Universidade Federal de Minas Gerais. Equipada com recursos do Ministério do Esporte e construída com verba da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEEJ), a pista apresenta revestimento similar ao que será utilizado nas Olimpíadas de Londres, tem superfície sintética e conta com oito raias, uma raia adicional para treinamento e uma pista inclinada para aperfeiçoamento dos atletas.

O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, e o reitor da UFMG, Clélio Campolina Diniz, também estiveram presentes à solenidade.

Para o secretário Leyser, "Talvez este seja o centro de treinamento com melhores condições de operação no Brasil, porque tem pista da melhor qualidade, os equipamentos mais modernos e o importante conhecimento técnico-científico da universidade". Coordenado pelo professor Leszek Antoni Szmuchrowski, o CTE homenageia uma das maiores atletas do esporte mineiro, a ex-velocista e saltadora Esmeralda de Jesus. Nos Jogos Pan-Americanos de Caracas, em 1983, Esmeralda conquistou a medalha de ouro nos 100m. Praticava também o salto em distância e o salto triplo. No salto triplo, prova de atletismo que mais trouxe medalhas olímpicas ao Brasil, Esmeralda entrou para a história do país. Sua melhor marca oficial, indoor e outdoor, foi de 13,89171. Durou 17 anos, de 1985 a 2002.

O CT está instalado em uma área de 13,8 mil metros quadrados na parte baixa do Centro Esportivo Universitário (CEU). A pista foi construída pela UFMG com recursos do governo de Minas Gerais, via Secretaria de Esportes e da Juventude (SEEJ), ao custo de R$ 5,2 milhões. Os recursos do ministério, no total de R$ 697.507,25, repassados à universidade, foram utilizados para aquisição de material para atletismo, como discos, pesos, martelos, dardos, barreiras, obstáculos fixos, varas para salto, blocos de partida, placares, bastões, sarrafos, colchão para saltos, barras de anilhas e gaiolas para proteção nas provas de lançamento de disco e de martelo. Os equipamentos foram importados e são certificados pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF).

A pista de atletismo foi vistoriada, em 20 de abril, pelo gerente para as Américas do Norte e do Sul da Labosport, Yvon Depelteau, para a IAAF, que atestou que ela apresenta padrão similar ao de outras pistas já em utilização no mundo, dotada de piso de primeira qualidade, e que poderá ser utilizada em campeonatos mundiais de atletismo.

Secretário Ricardo Leyser assina protocolo de intenções

Durante a inauguração foi assinado protocolo de intenções "para cooperação mútua entre os partícipes visando a incentivar o treinamento dos atletas mineiros e à implantação do Pavilhão Esportivo, no Centro de Treinamento Esportivo". O pavilhão é parte da segunda fase das obras do CTE. Os valores a serem aportados pelas partes estão em discussão pelas equipes técnicas.

Com o CTE em Belo Horizonte, a intenção dos dirigentes esportivos e autoridades é reter no estado os talentos que despontam no esporte mineiro e inverter a realidade dos últimos anos que registra saída dos atletas para outros estados em razão de melhores condições de treinamento. "Queremos que atletas de fora venham treinar aqui", disse o secretário de Esportes e da Juventude, Bráulio Braz.

Também participaram da abertura da pista o medalhista olímpico Nelson Prudêncio, prata nos Jogos da Cidade do México, em 1968, e bronze nos Jogos de Munique, em 1972, e o velocista Edson Luciano Ribeiro, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Sidney, em 2000, e de bronze no revezamento 4x100 metros rasos em Atlanta, em 1996.

O técnico Mauro Roberto Fonseca França, do clube Clã Delfos, de Belo Horizonte, levou alguns de seus alunos para estrear a nova pista, entre eles o jovem Gustavo Ranieri Duarte, revelação dos 400m e 200m, quarto colocado no ranking da Confederação Brasileira de Atletismo nos 200m masculino para menores. França diz que "Agora temos onde treinar, antes dependíamos da disponibilidade de agenda nas instalações da Polícia Militar. E este novo local é maravilhoso", disse.
 
Sueli Scutti
Fotos: Filipe Diniz
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla