Ministério do Esporte No Dia Nacional do Vôlei, conheça as conquistas olímpicas brasileiras
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

No Dia Nacional do Vôlei, conheça as conquistas olímpicas brasileiras

A 30 dias dos Jogos Olímpicos de Londres, atletas e amantes do vôlei brasileiro têm mais um motivo para comemorar. Hoje (27.06) é comemorado o Dia Nacional do Vôlei, modalidade que contará com representantes nas quadras e nas areias das Olimpíadas.  Nesta data, o Ministério do Esporte relembra os principais títulos dos brasileiros na modalidade e resgata um pouco da história do esporte nos Jogos Olímpicos.

A primeira conquista do vôlei em quadra foi com a equipe masculina nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984. A equipe composta por Bernard - criador do famoso saque Jornada nas Estrelas e chefe da missão brasileira para os Jogos de Londres 2012 - Renan, Montanaro, Xandó, William, Amauri, Bernardinho e Marcus Vinícius passou pelos Estados Unidos na primeira fase da competição, mas não repetiu o resultado nas finais, quando também enfrentou a equipe norte-americana e perdeu por 3 sets a 0, ficando com a prata.

Oito anos depois, nos Jogos de Barcelona 1992, a equipe masculina, - formada por Tande, Carlão, Giovane, Marcelo Negrão, Maurício e Paulão - subiu ao pódio novamente, mas desta vez ao lugar mais alto. A seleção disputou o primeiro lugar com a Holanda e conquistou a medalha de ouro, a primeira em esportes coletivos.

Nas Olimpíadas seguintes (Atlanta 1996) foi a vez de elas se destacarem nas quadras internacionais: a equipe feminina, da qual participavam nomes históricos do esporte, como Ana Moser, Leila e Virna, conquistou a medalha de bronze, a primeira do vôlei feminino de quadra em Jogos Olímpicos.

O Brasil ainda conquistaria mais duas medalhas olímpicas: em Pequim 2008, o vôlei feminino foi ouro e o masculino, prata.

Para este ano, o país ainda pode aumentar o número de pódios em Olimpíadas. A equipe masculina, classificada na Copa do Mundo do Japão em dezembro do ano passado, e a feminina, que conseguiu a vaga em maio deste ano no pré-olímpico Sul-Americano, em São Paulo, entram na fase final de preparação para buscar uma medalha em Londres - a sexta do voleibol brasileiro de quadra.

Nas areias
O vôlei de praia também conquistou várias medalhas para o Brasil. Desde o primeiro ouro, com Jacqueline Silva e Sandra Pires, em Atlanta 1996, mais sete medalhas vieram (mais um ouro, quatro pratas e dois bronzes). Em Londres o país contará com quatro duplas (duas no masculino e duas no feminino), ainda não definidas.

No fim de janeiro, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) divulgou os nomes de seis duplas com chances de representar o Brasil no torneio de vôlei de praia dos Jogos Olímpicos. No feminino, foram selecionadas Juliana/Larissa, Talita/Maria Elisa e Taiana/Vivian; no masculino, Alison/Emanuel, Ricardo/Pedro Cunha e Márcio/Pedro Solberg.  A Confederação divulgará nesta quinta (28.06) os nomes dos oito atletas escolhidos para representar o Brasil na competição.

Confira o hotsite sobre os Jogos Olímpicos Londres 2012:


Paula Braga
Foto: arquivo
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla