Ministério do Esporte Canoagem tradicional torna-se patrimônio imaterial e cultural do Pará
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Canoagem tradicional torna-se patrimônio imaterial e cultural do Pará

Além de esporte, a canoagem para a população do Norte do país é um modo de vida. Neste mês, a canoagem tradicional do Pará recebeu o reconhecimento da importância que a prática tem na região, com a criação de uma lei que torna a modalidade patrimônio imaterial e cultural do estado.

"Geograficamente, o Pará é um dos estados mais irrigados do país. Sua hidrografia tem uma infinidade de rios e populações que vivem na margem desses rios. Essas pessoas têm uma intimidade muito grande com esta prática, já que as canoas são seus principais veículos de locomoção", afirmou o presidente da Federação Paraense de Canoagem, Evaldo Malato.

Segundo Malato, o reconhecimento contribuirá para reforçar o aspecto cultural da região. "Não só ao estado do Pará, como em todas as comunidades ribeirinhas do Brasil afora, a valorização cultural do nosso povo é muito importante. É muito bom ver esporte originário dos nossos hábitos e costumes sendo reconhecido. Essa regulamentação e valorização está altamente ligada à nossa valorização cultural e à autoestima do nosso povo", completou o presidente.

Paula Braga, com informações da CBCa
Foto: Divulgação/CBCa
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla