Ministério do Esporte Público elogia exposição em São Paulo sobre o cinquentenário da Copa de 1962
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Público elogia exposição em São Paulo sobre o cinquentenário da Copa de 1962

A exposição "Cinquentenário da Copa do Mundo do Chile de 1962" foi aberta ao público nesta terça-feira (26.06), no Salão de Atos Tiradentes do Memorial da América Latina, em São Paulo. Até o dia 8 de julho, sempre de terça à domingo, das 9h às 18h, a população terá acesso a painéis de fotos com momentos históricos de todos os jogos do Brasil na Copa do Mundo, textos e súmulas das partidas, camisas de jogadores e material da época. Outros destaques do evento são a exibição da taça Jules Rimet e a veiculação do vídeo completo da final de 1962, cedido pela embaixada da República Tcheca.

A exposição foi oficialmente aberta na segunda-feira (25.06) pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, com a presença de jogadores brasileiros e da seleção da Tchecoslováquia que disputaram a final da Copa do Mundo no Chile: Pepe, Zagallo, Altair, Amarildo, Coutinho, Djalma Santos, Gilmar, Jair da Costa, Jair Marinho, Mengálvio, Josef Masopust, Jiří Tichý, Josef Jelínek, Václav Ma?ek e Jozef ?tibrányi.

O público presente no primeiro dia da exposição elogiou a iniciativa do Ministério do Esporte em valorizar o futebol nacional e os craques do passado. Para o eletricista Edmundo de Jesus Silva, 48 anos, que nasceu pouco depois da Copa do Mundo, a história precisa ser revivida: "Precisamos dar valor aos nossos campeões, que jogavam em uma época difícil e por amor à camisa". Silva comparou o futebol daquele tempo ao atual. "Antigamente, tínhamos craques por todos os lados e era possível montar umas três seleções brasileiras de qualidade. Hoje isso é raro", afirmou.

O eletricista Edmundo Silva diante da taça Jules Rimet, na exposição em São Paulo

Quem comparecer à exposição "Cinquentenário da Copa do Chile de 1962" poderá ler, nos painéis, relatos memoráveis de cada jogo do Brasil, como o pênalti não marcado a favor da Espanha no segundo jogo da seleção. O Brasil perdia por 1 a 0 quando Nilton Santos cometeu falta dentro da área, já próximo à linha. Rapidamente, o lateral deu um passo à frente e o juiz, vendo a posição do marcador brasileiro, marcou falta fora da área. O Brasil virou o jogo e seguiu forte para a conquista do bicampeonato.

Saudosismo
Com oito anos de idade na época da Copa de 62, o porteiro Valdívio Paes Floriano, 58, trouxe a enteada Helena Lopes dos Santos, 12, para aprender um pouco sobre futebol. Ele relembra, com saudosismo, aqueles dias marcantes para o povo brasileiro. "Eu era novo, mas recordo bem que houve uma grande comoção pelo país inteiro após o bicampeonato", comentou. "A exposição é um resgate de tudo o que aconteceu naquele tempo e eu não poderia deixar de trazer a Helena para ver. Eu expliquei a ela que o futebol une nações e que esses jogadores amavam a camisa amarela que vestiam."

A mostra da Copa do Chile não atrai apenas os amantes do futebol, mas também chama a atenção dos que gostam de história e arte. O jornalista Alexandre Bordon, 23 anos, não é um fã do futebol, mas elogiou a exposição como forma de manter vivos os momentos mais marcantes do Brasil. "Não sou muito ligado a futebol, mas isso tudo aqui é arte e história de uma época interessante que reflete até hoje em nossas vidas."

Rafael Brais, de São Paulo
Fotos: Rafael Brais
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla