Ministério do Esporte Conheça as mascotes olímpicas
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Conheça as mascotes olímpicas

A palavra "mascote", que surgiu em 1860, vem de "masco", que significa mágico. As mascotes olímpicas são personagens (geralmente animais nativos) que representam a cultura do país anfitrião dos Jogos Olímpicos. A primeira mascote dos Jogos Olímpicos de Verão foi o cãozinho bassê chamado Wald, das Olimpíadas de Munique, 1972.

Os Jogos de Moscou, em 1980, foram marcados pelo boicote dos Estados Unidos e pelo urso Misha, a mais famosa de todas os mascotes. Misha, em russo, é o apelido de Mikhail. A mascote tinha até nome completo: Mikhail Potapych Toptygin. O inesquecível choro de Misha, no encerramento dos jogos, simbolizou, não só o fim do evento, mas a política acima do esporte.

A mascote dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, Wenlock (foto acima), é uma homenagem à pequena cidade de Much Wenlock, situada em Shropshire. O local inspirou o barão de Coubertin a recriar os Jogos Olímpicos, depois de quase 16 séculos sem a realização do maior evento multiesportivo mundial.



Confira o hotsite sobre os Jogos Olímpicos Londres 2012:



Fotos: Divulgação
Ascom - Ministério do Esporte

Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla