Ministério do Esporte Brasil vai se candidatar para receber a Universíade em 2019
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Brasil vai se candidatar para receber a Universíade em 2019

O Brasil vai se candidatar para receber os Jogos da Universíade, maior competição universitária do mundo, em 2019. A decisão foi tomada na manhã desta quinta-feira (14.06) durante reunião entre o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Luciano Cabral, em Brasília. "A pauta principal do encontro foi a candidatura de 2019. O ministro acha que o Brasil deve reapresentar a pretensão de receber mais esse megaevento esportivo. Não apontamos a cidade ainda, mas foi uma decisão de país. Agora, devemos percorrer todos os procedimentos para lançar a candidatura", revelou Luciano.

O Brasil foi a primeira e única sede da Universíade no hemisfério sul, em 1963, em Porto Alegre. Nas Américas a competição foi realizada somente três vezes: Brasil, Canadá e Estados Unidos. "Em 2019 o país terá um novo cenário favorável para acolher os jogos", completou o dirigente.

Realizada a cada dois anos, a Universíade reúne modalidades olímpicas direcionadas a atletas universitários e tem como objetivo a transmissão de valores de amizade, fraternidade, perseverança, integridade e cooperação.

A próxima Universíade de Verão será disputada em Cazã, na Rússia, em 2013. Dois anos depois, a cidade-sede será Gwangju, na Coreia do Sul. Brasília se candidatou para acolher os jogos em 2017, mas a cidade asiática de Taipei, em Taiwan, garantiu o direito de receber a competição.

Luciano Cabral apresentou também ao ministro Aldo Rebelo o calendário de competições universitárias que serão disputadas em 2012 e 2013. "A edição de Cazã, na Rússia, será muito importante para os atletas brasileiros. Porque será o primeiro ciclo antes dos Jogos Olímpicos de 2016. A geração que vai representar o país no Rio começa agora em 2013", explicou.

Ainda em 2012, o país receberá dois campeonatos mundiais universitários: de handebol, em junho, em Blumenau, Santa Catarina, e de vôlei de praia, em João Pessoa, no mês de setembro. É a primeira vez que o Brasil recebe dois mundiais no mesmo ano.  

Breno Barros
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla