Ministério do Esporte Mano Menezes divulga lista de 35 pré-convocados da seleção olímpica de futebol
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Mano Menezes divulga lista de 35 pré-convocados da seleção olímpica de futebol

O técnico Mano Menezes divulgou na quinta-feira (07.06), nos Estados Unidos, a lista com 35 atletas pré-convocados para defender o Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres. Desse grupo sairão, em 6 de julho, os 18 que vão tentar trazer para o país o ouro inédito.

Os 35 já são uma versão reduzida da lista inicial, que continha 52 nomes. Os 22 atletas que estão concentrados nos Estados Unidos para o amistoso contra a Argentina, no sábado, estão contemplados. Uma das ausências significativas é a de Ronaldinho Gaúcho, atualmente no Atlético-MG, que integrava  a primeira listagem.

Confira a lista completa:

Goleiros
Diego Alves - Valencia
Gabriel - Internazionale
Jefferson - Botafogo
Neto - Fiorentina
Rafael - Santos
Renan Ribeiro - Atlético Mineiro

Zagueiros
Bruno Uvini - Tottenham
David Luiz - Chelsea
Dedé - Vasco
Juan - Inter de Milão
Marquinhos - Corinthians
Thiago Silva - Milan

Laterais
Alex Sandro - Porto
Daniel Alves - Barcelona
Danilo - Porto
Fagner - Vasco
Lucas Mendes - Coritiba
Marcelo - Real Madrid
Rafael - Manchester United

Volantes
Casemiro - São Paulo
Fernando - Grêmio
Rômulo - Vasco
Sandro - Tottenham

Meias
Douglas Costa - Shaktar Donetsk
Giuliano - Dnipro
Lucas - São Paulo
Oscar - Internacional
Paulo Henrique Ganso - Santos
Philippe Coutinho - Espanyol

Atacantes
Alexandre Pato - Milan
André - Atlético Mineiro
Hulk - Porto
Leandro Damião - Internacional
Neymar - Santos
Wellington Nem - Fluminense

Consolidação
As Olimpíadas são vistas pelo técnico Mano Menezes como uma das etapa na consolidação do time que vai defender o Brasil na Copa das Confederações, em 2013, e na Copa do Mundo da FIFA, em 2014.

O caminho da Seleção em Londres já está traçado. O Brasil é cabeça de chave do Grupo C. A equipe estreia em 26 de julho, contra o Egito, em Cardiff, no País de Gales. Em 29 de julho, o adversário será a Bielorrússia, no Estádio Old Trafford, em Manchester. O último jogo da fase de classificação será contra a Nova Zelândia em 1º de agosto, em Newcastle.

Para Mano Menezes, o Egito pode ser o adversário mais difícil de ser batido. No recente jogo disputado entre as seleções, no Mundial Sub-20 da Colômbia, em que o Brasil foi campeão, o placar terminou empatado em 1 x 1.
"O Egito deu trabalho e foi um jogo complicado, duro mesmo. Como poderá ser esse agora nas Olimpíadas, ainda mais que terá o peso de uma estreia, com todo o clima de expectativa que o cerca", afirmou.

A Bielorrússia é também, segundo o treinador, um adversário que merece atenção. Mano Menezes conta que a seleção teve boa participação no torneio classificatório para as Olimpíadas, em jogos que foram acompanhados pelo analista de desempenho da Seleção, Rafael Vieira. "É um time de bom nível técnico e que fez boa campanha no Sub-21, que serviu de classificatória".

Das três seleções, a Nova Zelândia, a adversária do dia 1 de agosto, poderia ser apontada, teoricamente, como a menos forte, fato que na prática pode não se confirmar, como alertou o técnico. Mano Menezes confirmou 8 de junho como o dia da divulgação da lista de 35 jogadores, tirados dos 52 já convocados. A convocação final, dos 18, será feita em 6 de julho.

Confira os grupos:

Grupo A
Grâ-Bretanha, Senegal, Emirados Árabes Unidos e Uruguai

Grupo B
México, Coreia do Sul, Gabão e Suíça

Grupo C
Brasil, Egito, Bielorrússia e Nova Zelândia

Grupo D
Espanha, Japão, Honduras e Marrocos

Fontes: CBF e Portal da Copa
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla