Ministério do Esporte Brasil conquista quatro ouros e um bronze no Grande Aberto de Judô na Rússia
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Brasil conquista quatro ouros e um bronze no Grande Aberto de Judô na Rússia

A dois meses dos Jogos Olímpicos de Londres, as judocas brasileiras mostraram que estão preparadas para o desafio olímpico. No Grande Aberto de Moscou, na Rússia, disputado no último final de semana, a delegação nacional terminou a competição com quatro medalhas de ouro e uma de bronze. Com o resultado, o Brasil ficou na primeira colocação no quadro geral de medalhas, superando as equipes do Uzbequistão, Japão e Rússia.

As medalhas de ouro foram conquistadas por Maria Suelen Altheman e pelas judocas que recebem o benefício financeiro do programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte, Maria Portela, Sarah Menezes e Erika Miranda. A também bolsista Eleudis Valentim garantiu o bronze na competição. O Grande Aberto, última competição da seleção feminina antes da disputa dos Jogos Olímpicos, reuniu 163 judocas de 34 países.

As primeiras medalhas do Brasil vieram no sábado (26.05). Sarah Menezes conquistou o título na categoria até 48 kg ao vencer a romena Alina Dumitru, atual campeã olímpica e octacampeã europeia. Nas semifinais, a brasileira derrotou a russa Kristina Rumyantseva, com um wazari e um yuko.

                 Sarah Menezes com o ouro no peito no pódio da categoria até 48kg

No combate da categoria até 52 kg, Erika Miranda enfrentou a belga Ilse Heylen no confronto pelo ouro. A brasileira venceu por dois yukos e um wazari. Antes da luta final, Erika encarou a compatriota Eleudis Valentim. No combate verde e amarelo, Miranda venceu por um yuko e foi para a final, enquanto Eleudis se despediu do torneio na terceira colocação.

No domingo (27) o Brasil subiu ao lugar mais alto do pódio com Maria Portela e Maria Suelen. Na categoria até 70 kg, Maria Portela conquistou a medalha de ouro ao vencer a judoca Naranjargal Tsend Ayush, da Mongólia. Antes de garantir o primeiro lugar no pódio, a brasileira venceu a russa Olga Pochkina e a canadense Kilita Zupancic.

                          Bolsista Maria Portela na final da categoria até 70kg

A judoca Maria Suelen conquistou o ouro no combate na categoria acima de 78 kg contra a porto-riquenha Melissa Mojica. Com uma luta apertada, a brasileira levou o ouro por ippon. Na semifinal, Suelen venceu a russa Marilia Shekerova.

As bolsistas do Ministério do Esporte Rafaela Silva, Mariana Silva e Mayra Aguiar, classificadas para Londres 2012, também estavam em Moscou, mas para observar as futuras adversárias.



Breno Barros
Foto: divulgação/IJF
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla