Ministério do Esporte Delegação brasileira conhece instalações olímpicas na China
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Delegação brasileira conhece instalações olímpicas na China

Na quinta-feira (24.05), último dia de agenda oficial em Pequim, a delegação do Ministério do Esporte continuou as visitas aos centros esportivos e culturais chineses. Pela manhã a comitiva foi ao maior e mais antigo Centro de Treinamento Esportivo da China (CTE), onde treinam as principais equipes olímpicas do país que devem participar dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e as futuras equipes dos Jogos Olímpicos do Rio 2016.

Fundado no início dos anos 1950, o CTE tem um museu da história da evolução do esporte competitivo, com informações desde a primeira participação chinesa em Jogos Olímpicos, no ano de 1932, em Los Angeles, quando apenas um representante, do atletismo, viajou um mês de navio para chegar à competição, até Pequim 2008.

O Centro também tem equipamentos esportivos para várias modalidades, alojamento e restaurantes para os atletas, centro médico e espaços para estudo, recreação e lazer. De acordo com o plano de trabalho assinado entre Brasil e China, atletas brasileiros serão recebidos no CTE como parte de convênios entre federações esportivas de ambos os países.
 
À tarde, o foco da programação foi fator de aproximação e intercâmbio cultural entre Brasil e China. Os secretários nacionais de Esporte de Alto Rendimento, Ricardo Leyser, e de Futebol e de Defesa dos Direitos do Torcedor, Luis Paulino, e os assessores internacionais da pasta, Carlos Cardim e Ana Prestes, foram recebidos para almoço na Sociedade Chinesa para a Promoção Cultural e Desenvolvimento Artístico, seguido de audiências com a vice-ministra da Cultura da China, Zhao Shaoua, e com o diretor do Instituto Confúcio de Difusão da Língua Chinesa, Cao Diefeng.

Durante reunião, a vice-ministra de Cultura afirmou que a China está preparando um evento denominado "Olimpíada Cultural", que ocorrerá durante as Olimpíadas de Londres e que gostaria de poder organizar o mesmo evento no Brasil durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. O embaixador Carlos Cardim manifestou o interesse do Ministério do Esporte em apoiar a iniciativa e intensificar o intercâmbio cultural entre os dois países tendo como catalisadores os grandes eventos esportivos a serem organizados no Brasil nos próximos anos.

Lilian Amaral (com informações de Ana Maria Prestes, de Pequim)
Foto: divulgação
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla