Ministério do Esporte Série de cartilhas de Ziraldo vai retratar história de Copas e Olimpíadas
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Série de cartilhas de Ziraldo vai retratar história de Copas e Olimpíadas

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, recebeu na tarde desta quarta-feira (23.05), em Brasília, o jornalista e escritor Ziraldo Alves. Na oportunidade, foi apresentada a proposta de uma série de cartilhas, em forma de gibis, para contar a história da Copa do Mundo de Futebol e dos Jogos Olímpicos. A ideia é disseminar a cultura esportiva para as crianças brasileiras, aproveitando os megaeventos esportivos de que o país será sede nos próximos anos - 2014 e 2016.

A iniciativa do jornalista tem três linhas. A primeira contará as histórias dos cinco títulos mundiais da seleção canarinho (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002) e da realização da Copa do Mundo no Brasil, em 2014. A segunda terá o objetivo de explicar e apresentar para as crianças as modalidades que pertencem ao calendário dos Jogos Olímpicos. A última apresentará histórias de superação dos campeões brasileiros das modalidades dos esportes paralímpicos.

Aldo Rebelo sugeriu que as cartilhas tenham o foco nas escolas. "Produzir esse tipo de conteúdo para as crianças é dar oportunidade para se ampliar a cultura da leitura. Temos que levar essas informações para as escolas públicas do país", disse.

Ziraldo acredita que a iniciativa deixará um legado cultural para a juventude. "Nos esportes paralímpicos utilizaremos, por exemplo, o Saci, que é um símbolo nacional. Ele está projetado na alma dos brasileiros, pois é o resultado da lenda indígena, africana e portuguesa, nada pode ser mais simbólico do que isso. A intenção é trazer a inclusão das pessoas com deficiência, contando as histórias dos campeões para servirem de expiração para as próximas gerações."

"Já nas modalidades olímpicas existem muitos esportes que a garotada brasileira não conhece, como o badminton, por exemplo. Também iremos ressaltar os medalhistas brasileiros, para que as informações cheguem as pessoas que não tem acesso", completou Ziraldo.


Breno Barros
Foto: Ivo Lima
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla