Ministério do Esporte Definidos os campeões brasileiros juniores de ciclismo de estrada e pista
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Definidos os campeões brasileiros juniores de ciclismo de estrada e pista

O Campeonato Brasileiro Júnior de Ciclismo de Estrada e Pista chegou ao fim no último domingo (20.05) em Maringá, no Paraná. Depois de cinco dias de competições, a nova geração do ciclismo nacional mostrou o alto nível nas provas de estrada, pista e contra-relógio.

O circuito de 3,3 km montado na estrada do Bosque 2, com subidas e descidas espalhadas pelo percurso, proporcionou muita disputa entre os atletas das categorias infantojuvenil, juvenil e júnior na prova de estrada.


Estrada


 

A categoria júnior, principal vitrine de novos talentos para o ciclismo nacional, foi uma das mais disputadas. No masculino, prevaleceu a experiência da equipe Hidrorepell, neutralizando todas as fugas e terminando os 100 km de prova com o ouro, após Caio Godoy, beneficiado pelo programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte, vencer com o tempo de 2h42min49.  Em segundo lugar ficou Samuel Cassimiro, com a marca de 2h43min21, e o terceiro com Bruno da Cruz, que completou o pódio com 2h46min49.

Entre as mulheres, o percurso de 12 voltas foi vencido pela ciclista Caroline Borges. A atleta, que é uma das grandes revelações do ciclismo brasileiro, chegou a liderar por mais de 12 minutos de vantagem, fechando a prova em 1h21min01s. A segunda colocação ficou com Gabriela Yumi, com 1h30min42s, seguida de Wellyda Rodrigues na terceira, com 1h30min43s.

Confira o resultado completo da prova de estrada


Contra-relógio


No sábado foi disputada a prova do contra-relógio no percurso de 13,6 km, também com subidas e descidas. A categoria júnior foi vencida por Douglas Ribeiro no masculino, com o tempo de 20m07s. O atleta Áquila Roux foi o segundo colocado, marcando 20m15s, e Gustavo Amendola completou o pódio na terceira colocação, com 20m20s.

No feminino, a prova foi conquistada por Wellyda Rodrigues, que registrou o tempo de 18m01s, no percurso de 10 km. O segundo lugar ficou com Anna Braga, com 18m09s, e o terceiro com Alice Melo, com 18m41s.

"O percurso seletivo do contra-relógio provou que todos os atletas estão realmente dedicados e foram preparados para a competição. Os tempos estabelecidos foram ótimos e todos estão de parabéns", destacou o técnico da seleção brasileira, Emerson Silva.
 
Nas demais categorias a vitória ficou com os atletas: Edilberto Júnior (Infantojuvenil masculino); Jenifer Kolben (Infantojuvenil feminino); André Gohr (Juvenil masculino); e Ana Casseta (Juvenil feminino).


Pista



As provas de pista disputadas no velódromo da Vila Olímpica definiram os campões brasileiros de 2012 nas categorias infantojuvenil, juvenil e júnior. Em três dias de competições, foram realizadas duas provas: keirin e por pontos.

Na categoria júnior, Douglas Fernando foi o primeiro colocado na prova por pontos masculina, e no feminino quem levou a melhor foi a Wellyda Rodrigues. Já na prova de keirin masculino o mais rápido foi Kácio Fonseca. No feminino, Wellyda Rodrigues foi novamente a mais rápida.

Confira o resultado completo da prova de pista

Breno Barros
Foto: divulgação/CBC
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla