Ministério do Esporte Gabriel Souza conquista ouro no Reino Unido e já treina para Olimpíadas de 2016
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Gabriel Souza conquista ouro no Reino Unido e já treina para Olimpíadas de 2016

Vencedor da categoria acima de 81 quilos do judô, nos Jogos Escolares do Reino Unido, Gabriel Souza também conquistou o ouro na competição em equipe. Paulista de 18 anos, completados no último sábado, o judoca treina há pouco mais de oito anos e já se prepara para as Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro.

"Eu sempre entro pensando em ganhar. Se não der o primeiro lugar, corro atrás das outras colocações, mas meu objetivo é ganhar. Hoje eu foco nas Olimpíadas de 2016, treino duro para isso", afirma Souza. Ele já está na seleção brasileira de judô júnior desde o ano passado, depois de ter feito parte das equipes pré-juvenil e juvenil. Também é um dos contemplados com o programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte.

O judô começou como uma atividade extracurricular na vida de Gabriel, mas logo ele viu que queria mais. "Eu comecei a ver meus amigos ganhando campeonatos e participar de campeonatos, como o brasileiro, o sul-americano. Comecei a querer vivenciar tudo isso também", explica. Em 2006, a brincadeira virou coisa séria e o primeiro título veio em 2008, no campeonato paulista, mesmo ano em que ingressou na equipe de base brasileira.

Para isso, Gabriel garante que dá duro: treina todos os dias cerca de cinco horas. O atleta também divide o tatame com os livros. Fora do shiai-jo (área de competição), ele faz cursinho para medicina. "Presto o máximo de atenção nas aulas, assim, quando chego do treino à noite apenas reviso a matéria do dia". Para dar conta da rotina, seu dia começa às 6h e só termina meia noite. O lazer fica para o fim de semana.

Apoio
O adolescente mora com os pais e diz que tem total apoio da família. "Meus pais me apoiam 100%, correm atrás de qualquer recurso que eu precisar. Meu pai também me acompanha nos treinos e nas competições. Minha mãe, como fica nervosa, fica em casa rezando", confidencia.

No esporte, o judoca se espelha no brasileiro Thiago Camilo, por ser um atleta muito focado: "Ele sabe o que tem que fazer e vai atrás até não poder mais". Outro ídolo é o três vezes campeão olímpico Tadahiro Nomura. Segundo Gabriel, ele é um exemplo de determinação e disciplina, qualidades essenciais para se tornar um campeão.

O Brasil participa dos jogos ingleses como país convidado, com uma delegação de 18 atletas, cinco técnicos e dois coordenadores. O intercâmbio é resultado da parceria entre o Ministério do Esporte do Brasil e o Departamento de Cultura, Mídia e Esporte do Reino Unido e determina que os atletas ingleses também vão participar das Olimpíadas Escolares brasileiras, no fim do ano, em Cuiabá.

Lilian Amaral, de Londres
Foto: Lilian Amaral
Ascom - Ministério do Esporte

Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla