Ministério do Esporte Intercâmbio permite troca de experiência na organização de competições escolares
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Intercâmbio permite troca de experiência na organização de competições escolares

O intercâmbio entre o Brasil e a Inglaterra que levará 18 atletas escolares brasileiros para disputar os Jogos Escolares do Reino Unido 2012 vai além da troca de experiência entre os jovens. A delegação brasileira contará também com a presença de membros do Ministério do Esporte, do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), responsável pelas Olimpíadas Escolares brasileiras, do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), responsável pelo paradesporto escolar nacional e da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), que conhecerão os detalhes da organização do evento londrino.  

"Iremos conhecer o foco da competição, a amplitude em relação às escolas, estudantes e categoriais. Com a experiência poderemos observar também a forma como eles envolvem os jovens, o nível de organização, a partição da escola no processo, o nível de organização das escolas e as dificuldades para encontrar um paralelo em relação ao desenvolvimento do esporte escolar no Brasil", explicou o presidente da CBDE, Sérgio Rufino.

A experiência em Londres foi garantida por meio de acordo assinado entre o Brasil e a Inglaterra, que prevê um intercâmbio de cooperação internacional durante as competições estudantis dos dois países. No segundo semestre, uma comitiva britânica virá competir nas Olimpíadas Escolares brasileiras.

O coordenador do paradesporto escolar, Ramon Pereira, ressalta a oportunidade de conhecer novas estruturas de organização de eventos escolares. "A nossa expectativa é muito boa, porque hoje não temos um parâmetro para comparar a organização do nosso evento no Brasil. Assim, podemos fazer uma avaliação da organização dos nossos jogos para proporcionar uma melhor qualidade para os nossos atletas e evento", explicou.

Criada em 2006, o paradesporto escolar brasileiro é considerado o maior do mundo ao atender em cada edição cerca de 1,7 mil pessoas, entre atletas, técnicos e assistentes. A comitiva inglesa vai conhecer o evento brasileiro entre os dias 15 e 21 de outubro, em São Paulo. "Em 2016 esses atletas que irão participar desta iniciativa estarão representando o país no Rio de Janeiro e o incentivo agora é muito importante", completa Ramon.

Leia também:

Intercâmbio leva alunos brasileiros para competir nos Jogos Escolares do Reino Unido

Breno Barros
Crédito: Ana Patrícia/COB
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla