Ministério do Esporte Pan-Americano de Canoagem Velocidade servirá como preparação olímpica para bolsistas
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Pan-Americano de Canoagem Velocidade servirá como preparação olímpica para bolsistas

A Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, será palco do Campeonato Pan-Americano de Canoagem de Velocidade 2012, de sexta-feira a  domingo (20 a 22.04). Dois brasileiros farão da competição um teste para os Jogos Olímpicos: Erlon Silva e Ronilson Oliveira, já classificados para Londres. A dupla recebe o benefício do programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte.

O Pan-Americano reúne mais de 150 atletas, entre os principais canoístas do continente, incluindo 31 adolescentes e 14 pessoas com deficiência, que representam 12 países. Com entrada gratuita, a prova é viabilizada com recursos captados por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.

"Nosso objetivo nos eventos internacionais é analisar e conhecer melhor nossos adversários que estarão em Londres, otimizando os resultados nas competições, que são o lugar adequado para se fazer essa análise dos treinamentos que realizamos diariamente, e de como melhorar nossa tática de prova", explica Erlon. Os bolsistas do Ministério do Esporte conquistaram a vaga olímpica na prova de C2 1000m de canoagem velocidade, durante os Jogos Pan-Americanos Guadalajara 2011, no México.

Ao todo, o Pan-Americano contará com 44 provas, no caiaque e na canoa, nos 200, 500 e 1.000 metros.  As provas serão transmitidas ao vivo via internet, pelo sítio http://www.pan2012decanoagem.com.br/.

Outro destaque brasileiro na prova carioca é o bolsista Isaquias Queiroz, 18 anos, atual campeão Mundial Júnior de Canoagem Velocidade, na prova de C1 200. "Não imaginava o que era fazer parte da seleção brasileira. Era um sonho muito distante", afirma o atleta baiano, que entrou para a seleção brasileira permanente.

Descoberto em um projeto social na Bahia, a revelação da canoagem nacional é uma das promessas para os Jogos Rio 2016. "Prefiro pensar em uma coisa de cada vez. Não adianta querer subir dez degraus ao mesmo tempo. Posso levar um grande tombo. Mas participar das Olimpíadas é o sonho de todo atleta, e para isso tenho um caminho longo para percorrer até lá", completa.

Breno Barros
Foto: Divulgação
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla