Ministério do Esporte Velejadoras brasileiras garantem lugar na classe 470 nos Jogos de Londres
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Velejadoras brasileiras garantem lugar na classe 470 nos Jogos de Londres

As velejadoras brasileiras - Fernanda Oliveira e Ana Barbachan - garantiram no final de semana, durante o 43º Troféu Princesa Sofia Mapfre, na Espanha, o direito de representar o país nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, depois de terminarem o torneio na 11ª colocação, cinco posições à frente das cariocas Martine Grael e Isabel Swan, adversárias diretas pela vaga.  

Na Espanha, as duas duplas brasileiras disputaram entre si o direito de representar o país nas olimpíadas. A vaga para o Brasil na classe 470 foi conquistada pelas velejadoras Martine Grael e Isabel Swan, durante o Mundial de Perth, na Austrália. Entretanto, durante a seletiva em Búzios (RJ), na Semana Brasileira de Vela, as atletas Fernanda Oliveira e Ana Luiza Barbachan também venceram, o que adiou a definição dos nomes das representantes nacionais nos Jogos Olímpicos para o Troféu Sofia.

Com a vitória na Espanha, Fernanda, que recebe o benefício financeiro do programa Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte, se classificou para a sua quarta Olimpíada. Em Londres, a bolsista defenderá a medalha de bronze conquistada em Pequim, em 2008.

"Representar o Brasil pela quarta vez em uma Olimpíada me traz grande satisfação. Ana, Paulinho e eu estamos muito felizes pelo objetivo alcançado. A entrada da Ana na equipe foi fundamental. Apesar de jovem, mostrou muita maturidade nos momentos decisivos. Seguiremos até 2016", disse Fernada.

Desempenho brasileiro no Troféu Princesa Sofia Mapfre
A competição na Espanha reuniu a equipe brasileira de vela e serviu como mais um teste para os Jogos Olímpicos de 2012. Na classe star, os bolsistas, do Ministério do Esporte, Robert Scheidt e Bruno Prada conquistaram a medalha de ouro. A dupla brasileira superou os britânicos Iain Percy e Andrew Simpson.

Além das duplas de star e 470, o velejador Bruno Fontes ficou na 10ª posição. Na classe finn, Jorge Zarif terminou em 25º lugar. Já Arthur Lopes ficou em 54º. Na laser radial, Adriana Kostiw ficou em 76º lugar. Na 470 masculina, Fabio Pillar e Gustavo Thiesen, que ainda sonham com a vaga, finalizaram em 33º e a outra dupla - Carlos Wanderley e Nicolas Castro - ficou em 91º. Na 49er, outra categoria sem o Brasil confirmada em Londres, André Fonseca e Marco Grael fecharam o campeonato em 48º lugar.

Foto: Daniel Primo/CBVM
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla