Ministério do Esporte Pesquisa revela condições do ensino de educação física nas escolas públicas brasileiras
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Pesquisa revela condições do ensino de educação física nas escolas públicas brasileiras

Os institutos Ayrton Senna e Votorantim e a ONG Atletas pela Cidadania divulgaram nesta quarta-feira (28.03) uma pesquisa sobre o ensino da educação física nas escolas públicas brasileiras. Os dados, obtidos em parceria com o Ibope, foram lançados durante o 7º Congresso GIFE - Novas fronteiras do investimento social, que acontece em São Paulo, e são referentes a um questionário aplicado em 458 escolas de todas as regiões do país.

O estudo apontou que o investimento é necessário principalmente na Região Nordeste, onde metade das escolas não tem espaço adequado para a prática de educação física. Os melhores índices foram encontrados no Sul do país, que conta com 89% das escolas equipadas para as aulas.

Quanto aos professores, o levantamento mostra uma realidade positiva: 94% dos que lecionam a disciplina de educação física nas escolas públicas de todo o país possuem nível superior e 44% possuem pós-graduação ou especialização. Apenas 2% dos professores se declararam insatisfeitos com a carreira.

Os resultados do estudo reforçam a preocupação do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, que vem defendendo o investimento na infraestrutura de esporte escolar. Em entrevista na última sexta-feira (23.03), ele ressaltou a importância de se investir no esporte educacional: "Todo país que alcançou um grau de desempenho bom ou razoável em esporte de rendimento tem uma coisa em comum: o esporte escolar é bom. A base comum é a escola. Estamos investindo em valorizar o esporte escolar. Paralelamente aos Jogos Olímpicos, queremos realizar as Olimpíadas escolares. Valorizar os Jogos Escolares no Brasil no mundo. A Inglaterra vai nos apoiar. Sem escola, não tem esporte de alto rendimento".

O congresso em São Paulo contou com a presença de Vivianne Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna, e dos ex-atletas Raí, Ana Moser, Magic Paula, Ricardo Vidal, Lars Grael, Pipoka, Hortência, Patrícia Medrado, Vanessa Menga, Rogério Sampaio, Nelson Aerts e Luisa Parente.

Legado dos megaeventos
Em fevereiro, integrantes do Atletas pela Cidadania reuniram-se com o secretário Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Afonso Barbosa, para discutir o legado dos megaeventos esportivos que o Brasil receberá nos próximos anos para o esporte educacional brasileiro.

"Londres, que também receberá um grande evento, elaborou uma estratégia voltada para o esporte nas escolas, o que foi fundamental para sua escolha como sede das Olimpíadas. Queremos, com a liderança do Ministério do Esporte, apresentar uma proposta semelhante à presidenta e estabelecer a preocupação com o social como uma das metas para o Brasil nesses megaeventos", afirmou na ocasião Daniela Rodriguez, diretora executiva da entidade.

Na última terça-feira (27.03), o ministro do Esporte recebeu os ex-atletas Ana Moser (vôlei), Rui Campos (vôlei) e Carmem de Oliveira (atletismo), que apresentaram a proposta de aproveitar os megaeventos para criar uma agenda social e educacional por meio do esporte.

Segundo Ana Moser, uma das fundadoras do Atletas pela Cidadania, essa é uma boa oportunidade para que o Brasil discuta a qualidade da educação física na rede pública. "O projeto defende uma plataforma de desenvolvimento do esporte, aproveitando o momento dos grandes eventos com o foco na escola, a prática esportiva pela população e o Sistema Nacional do Esporte. São os três pontos principais", disse.

Paula Braga
Ascom - Ministério do Esporte
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