Ministério do Esporte Ministro do Esporte e embaixador da China estreitam relações esportivas
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Ministro do Esporte e embaixador da China estreitam relações esportivas

Segunda e quinta maiores economias mundiais, China e Brasil também são parceiros fora do mercado financeiro e de comércio. Nesta terça-feira (27.03), o embaixador chinês no Brasil, Li Jinzhang, e o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, reafirmaram os laços de cooperação esportiva entre os dois países. Ainda participaram do encontro conselheiros políticos da embaixada e os assessores internacionais do ministério, embaixador Carlos Henrique Cardin e Ana Prestes.


Durante a reunião, o ministro e o embaixador Jinzhang lembraram que as relações diplomáticas entre as duas nações são antigas e têm origem ainda no Brasil Colônia, mas ressaltaram a importância de se olhar também para o futuro, especialmente na área de esporte. Nesse sentido, Aldo Rebelo propôs uma cooperação visando às Olimpíadas de 2016 no Brasil e uma futura Copa do Mundo, na China.

"Seria interessante se pudéssemos receber uma comitiva chinesa formada por especialistas de diversas áreas que tiveram participação importante nos Jogos Olímpicos de Pequim. Assim como nós poderíamos enviar técnicos e uma comitiva brasileira para auxiliar a China a melhorar no futebol. Afinal, mais cedo ou mais tarde a China sediará uma Copa do Mundo", afirmou o ministro Aldo Rebelo.

Li Jinzhang concordou com o ministro e propôs que uma comitiva brasileira também vá àquele país para conhecer as estruturas usadas nos Jogos de 2008. "Fizemos uma Olimpíada exitosa porque tivemos o apoio do nosso povo e da comunidade internacional. Mesmo após quatro anos, o evento ainda influencia de forma positiva nosso país: o nível esportivo dos nossos atletas foi elevado, assim como o conhecimento do mundo sobre nós, por exemplo", explicou.

Próximos passos
Já está agendada uma reunião da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban) para maio deste ano, em Pequim. Durante o encontro, as autoridades devem ampliar o acordo já existente entre os dois países no âmbito esportivo, assim como definir as próximas ações.

Lilian Amaral
Foto: Glauber Queiroz
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla