Ministério do Esporte Legado social dos megaeventos reúne ministro do Esporte e ex-atletas
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Legado social dos megaeventos reúne ministro do Esporte e ex-atletas

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, debateu nesta terça-feira (27.03), com ex-atletas, o legado social dos megaeventos esportivos. Participaram do encontro, em Brasília, o secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Afonso Barbosa, e os ex-atletas Ana Moser (vôlei), Rui Campos (vôlei) e Carmem de Oliveira (atletismo). A medalhista olímpica Ana Moser explicou a proposta de aproveitar os megaeventos para criar uma agenda social e educacional por meio do esporte, que vem sendo debatida no âmbito do governo federal.
 
"O projeto defende uma plataforma de desenvolvimento do esporte, aproveitando o momento dos grandes eventos com o foco no esporte na escola, a prática esportiva pela população e o Sistema Nacional do Esporte. São os três pontos principais", diz a ex-atleta, uma das representantes do Instituto Atletas pela Cidadania, autor da proposta. A organização reúne grandes nomes do esporte brasileiro, de hoje e do passado, em uma ação voltada para o esporte educacional e a inclusão social.

Diretora Executiva do Instituto, Daniela Rodriguez ressalta a oportunidade dos megaeventos para a criação dessa agenda: "A ideia é uma agenda positiva, para falar do esporte na escola e da atividade física pela população. Londres fez isso, colocou como metas essas duas áreas. Então, nós achamos que é uma oportunidade única", explicou. Daniela também ressaltou a importância da criação de um comitê interministerial, com a presença dos atletas, para debaterem o tema.

"É o começo de um trabalho. Nós queremos contribuir, não só exigir. Estamos prevendo investimentos, com campanhas, pesquisas e mobilização nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA de 2014. O objetivo é que o governo crie um comitê com a contribuição dos atletas e outros parceiros, para que possamos pensar juntos as políticas que deixarão o legado do esporte na escola, da prática de atividade física e a construção de um Sistema Nacional do Esporte", diz.

A criação dessa agenda também foi debatida em fevereiro, num encontro que reuniu o secretário Afonso Barbosa e os ex-atletas Raí (futebol), Lars Grael (iatismo), Magic Paula e Pipoca (basquete).

Breno Barros
Foto: Glauber Queiroz
Ascom - Ministério do Esporte

Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla