Ministério do Esporte Série de reportagens destaca o papel das mulheres no desenvolvimento do esporte
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Série de reportagens destaca o papel das mulheres no desenvolvimento do esporte

A cidade de Atenas, na Grécia, primeira sede dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, em 1896, entrou para a história ao resgatar a competição que reúne os países para celebrar o esporte. Na ocasião, nenhuma mulher participou das 42 provas de nove modalidades, que foram disputadas por 311 homens de 13 países. A estreia das mulheres nas Olimpíadas veio em Paris, 1900, somente quatro anos depois: 11 atletas femininas competiram no golfe e no tênis, esportes considerados pelos organizadores de pouco esforço físico.

Uma vez que o esporte se construiu historicamente como um fenômeno masculino, associado a elementos como força, velocidade, coragem e exposição pública, as mulheres enfrentaram, cada uma no seu tempo, o estigma e o preconceito. São 112 anos de participação feminina no maior evento esportivo do mundo. Mulheres anônimas, desconhecidas e famosas, que contribuíram e contribuem para a edificação do esporte na sociedade.

A nadadora Maria Lenk é uma das referências brasileiras no esporte, sendo a primeira mulher do país a participar de uma edição dos Jogos Olímpicos, em 1932, em Los Angeles. A presença feminina no esporte está ligada à luta das brasileiras pelo reconhecimento de seu lugar de destaque na sociedade. A ginasta Daniele Hypólito ressalta que as mulheres são, além de tudo, guerreiras: "A mulher desde cedo aprende a vencer na sociedade. E no esporte não é diferente: aos poucos, nós vamos ganhando o nosso espaço."

Durante a semana em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, a ser celebrado na quinta-feira (08.03), o portal do Ministério do Esporte publica uma série de matérias com depoimentos, histórias e entrevistas destacando as mulheres que contribuem para o enriquecimento da prática esportiva no país.

Confira a série de reportagens em comemoração ao Dia Internacional da Mulher :

Experiência de atleta pioneira é fundamental para mudar futebol feminino

Aos 85 anos, nadadora acumula medalhas e troféus em competições  


Bolsistas batem forte para erguer bandeira do boxe brasileiro  


Evolução da presença feminina brasileira nos Jogos Olímpicos 

Brasileiras fazem história nos esportes paralímpicos  

Breno Barros
Foto: Maria Lenk, primeira brasileira a competir nos Jogos Olímpicos
Ascom - Ministério do Esporte
Fonte histórica: BUBIO, Katia (Org.) (2011): As mulheres e o esporte olímpico brasileiro
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla