Ministério do Esporte Governo realiza seminário sobre comunicação em megaeventos esportivos
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Governo realiza seminário sobre comunicação em megaeventos esportivos

O Ministério do Esporte e a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República promoveram nesta quarta-feira (29.02) o Seminário de Comunicação Governo Federal e Sedes da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Os ministros do Esporte, Aldo Rebelo, e da Secretaria de Comunicação (Secom), Helena Chagas, estiveram presentes na cerimônia de abertura do evento.

Representantes de todas as cidades-sede participaram do encontro, que teve como ponto alto a palestra de Mike Lee, consultor de marketing esportivo responsável pela candidatura das Olimpíadas de Londres 2012 e Rio de Janeiro 2016 e da Copa de 2022, no Qatar.

O ministro Aldo Rebelo elogiou a iniciativa do seminário e reafirmou a importância para o Brasil da organização de grandes eventos esportivos. "A Copa é uma celebração, traz a ideia de confraternização e integração entre povos", disse, destacando ainda a oportunidade de explorar a potencialidade de cada uma das regiões das cidades-sede. "As 12 capitais têm a chance de desfrutar de suas características, suas capacidades e aproveitando a Copa para desenvolvimento do país."

Para a ministra da Secom, Helena Chagas, o objetivo principal do seminário é a troca de informações. "Temos que trabalhar como um time unido para a organização (do Mundial). Vamos vencer esse desafio e fazer uma belíssima Copa do Mundo". Para a ministra, o Brasil mostrará suas características para o mundo. "Somos o país do futebol, do samba, mas também somos um país que tirou milhares de pessoas da linha de pobreza, firme no cenário mundial e forte economicamente."

Em sua palestra, o consultor esportivo Mike Lee destacou dados de outras Copas do Mundo e salientou que o megaevento proporcionará o reconhecimento da marca do Brasil e das cidades-sede. "O mundo vai voltar os olhos para o Brasil e é o momento de mostrar que o país é capaz", comentou.

Lee destacou estratégias para atuar na divulgação das belezas do Brasil para os meios de comunicação e, consequentemente, para os torcedores e turistas que virão ao país. Além disso, ele divulgou números de pesquisas feitas sobre impactos nas Copas da Alemanha e da África do Sul. Na área de turismo, 2 milhões de estrangeiros visitaram a Alemanha durante a Copa de 2006 e a venda no varejo teve um impacto de até ? 2 bilhões. Na África do Sul, 310 mil estrangeiros foram à Copa, sendo que 80% deles visitaram o país pela primeira vez. Os gastos estrangeiros atingiram cerca de 3,6 bilhões de Rands, quase R$ 1 bilhão.

Mike Lee classificou como "gigantes" os efeitos ocasionados pela Copa do Mundo nos países-sede. "Dos turistas estrangeiros que estiveram na Alemanha, 88% recomendariam aos amigos o país como destino. Na África do Sul, esse número chega a 96%", relatou.

"A Copa tem grande importância e chama muito a atenção do mundo. É a oportunidade de se trabalhar a marca do Brasil. Não apenas de sua relevância para o futebol, mas mostrar o que vocês são capazes de fazer, do país forte na economia", disse.

Cidades-sede
Representantes dos comitês estaduais e municipais da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 apresentaram no seminário a situação atual da organização do Mundial e as ações de comunicação desenvolvidas nas cidades.
 
Rafael Brais
Foto: Glauber Queiroz
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
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