Ministério do Esporte Ministérios do Esporte de Brasil e Portugal debatem agenda comum
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Ministérios do Esporte de Brasil e Portugal debatem agenda comum

O secretário executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, e o secretário de Estado do Desporto e Juventude (SEDJ) de Portugal, Alexandre Mestre, se encontraram nesta terça-feira (21.02) em Lisboa para tratar de assuntos importantes para os dois países. Além da troca de experiências sobre grandes eventos esportivos, como a Eurocopa 2004, Fernandes e Mestre traçaram uma agenda comum, que pretende desenvolver, por meio do esporte, ações de promoção do Ano do Brasil em Portugal e de Portugal no Brasil. Outro tema discutido foi a preparação dos dois países para a Conferência de Ministros da Juventude e do Esporte.

A reunião contou também com a participação do presidente do Instituto do Desporto Portugal (IDP), Augusto Baganha; do presidente da Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP), Luís Horta; do diretor de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Marco Aurelio Klein; e de assessores. Alexandre Mestre elogiou a iniciativa do Ministério do Esporte brasileiro de buscar informações práticas de eventos como a Eurocopa. Para Mestre, a organização de uma grande competição é uma oportunidade única para desenvolver o país. "Precisamos pensar no legado que esses eventos trazem para o desporto e para a sociedade", disse.

O ministro português também tratou de mudanças que o país teve de enfrentar para sediar a Euro 2004. "Destacamos alguns pontos, como a necessidade de alteração na legislação de Portugal. Essas informações podem ser úteis para o Brasil", afirmação. Sobre as ações para o Ano do Brasil em Portugal, o secretário salientou que várias "iniciativas foram levantadas e pensadas para promover esse ano especial."

De acordo com Luis Fernandes, a reunião de terça, realizada na sede da secretaria de Desporto, foi muito produtivo e enriqueceu os conhecimentos adquiridos na viagem a Lisboa. "Procuramos aprender com Portugal as lições que eles tiveram na Eurocopa para pensar num legado mais duradouro para todo o entorno das cidasdes-sede que abrigarão a Copa do Mundo", afirmou. Fernandes também destacou a agenda comum estabelecida pelos ministérios do Esporte dos países. Para ele, além da troca de dados, um importante canal de relacionamento foi construído no encontro.


Rafael Brais

Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla