Ministério do Esporte Bolsistas lutam por vaga na seleção de ginástica rítmica
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Bolsistas lutam por vaga na seleção de ginástica rítmica

A Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) divulgou na segunda-feira (13.02) a lista das 17 ginastas que serão submetidas a testes e avaliações com o objetivo de formar a seleção brasileira de ginástica rítmica de conjunto, que participará das competições deste ano. Entre as selecionadas três recebem o benefício do programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte: Pâmela Oliveira, Fabielle Cassol e Bruna Bialecki. Em atividades realizadas no Centro Nacional de Treinamento, em Aracaju, entre os dias 1º e 3 de março, as atletas vão concorrer a 11 vagas.

Para a técnica Camila Ferezin, depois de acompanhar muitos campeonatos nacionais no ano passado, a escolha das meninas se deu em razão do perfil de cada uma e ao talento do grupo. "Tenho certeza de que a concorrência vai ser grande. Quem sai ganhando é a modalidade. Conversei com algumas das atletas e elas vibraram com a possibilidade de integrar a seleção brasileira, o que é muito positivo. Quem for selecionada para formar a equipe precisa ter duas características consideradas fundamentais: disciplina e dedicação", afirma.

Segundo Camila, além de participar de competições neste ano, um dos objetivos é montar, no segundo semestre, as coreografias para os torneios de 2013 e dar início à formação de um grupo que esteja bem preparado para as Olimpíadas de 2016, no Brasil. "Devemos disputar duas etapas da Copa do Mundo este ano, em maio e julho. Depois vamos continuar trabalhando para começar bem o próximo ciclo olímpico e fazer o máximo para não mudarmos muito a seleção até os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, em 2016. Assim, teremos um grupo unido", acrescenta.

Da equipe que integrou a seleção de conjunto no ano passado, cinco atletas foram convocadas: Jéssica Maier (Guairacás), Débora Falda (Unopar), Bianca Mendonça (Adiee), Letícia Dutra (Aidee) e Dayane Amaral (Agir). As 12 que completam a seletiva são Carolina Garcia (Escola de Campeãs), Iana Barreto (Arquidiocesano), Izabella Souza (Clube do Exército), Beatriz Pomini e Isabelle Andriotto (Unopar), Mayara Gmach (Sadia), Pâmela Oliveira (Ministério do Esporte/Sadia), e Fabielle Cassol e Bruna Bialecki (Ministério do Esporte/Agir), Amanda Pfleger (Norsul), Fernanda Goulart (União) e Luana Faro (Iesam).

 Em 2011, a seleção de conjunto mostrou ao mundo que a ginástica rítmica no país vive momentos de grande evolução. A equipe foi campeã sul-americana e conquistou três ouros nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México. O sucesso atraiu a atenção de ginastas em diversos estados brasileiros. "Esses resultados despertaram em muitas delas o sonho de entrar para a seleção, ainda mais com a possibilidade de participar das Olimpíadas de 2016, em casa", afirma Camila. As ginastas viajam no dia 29 de fevereiro e se apresentam no dia 1º, às 9h. O resultado sairá em 3 de março, às 17h.

Cleide Passos
Foto: Francisco Medeiros
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla