Ministério do Esporte Veleiros internacionais que disputam rali transamazônico chegam ao Pará neste sábado
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Veleiros internacionais que disputam rali transamazônico chegam ao Pará neste sábado

Enquanto o carnaval esquenta pelos quatro cantos do Brasil, a cidade de Soure, na Ilha de Marajó, no Pará, recebe neste sábado (18.02) 15 veleiros de bandeiras francesa, norte-americana, australiana e holandesa, participantes da 15ª edição do Rallye Transamazone. O evento náutico de caráter turístico também é conhecido como Rallye Des Iles du Soleil (Regata das Ilhas do Sol) e visa à divulgação das riquezas e da cultura da Amazônia.

Aproximadamente 60 velejadores participam do Transamazone. A  maioria dos aventureiros é formada por aposentados, mas também existem jovens e crianças que estudam a bordo dos barcos, por meio de ensino a distância. Eles permanecem em Soure até o dia 26 e depois partem para as cidades de Belém, São Sebastião da Boa Vista, Portel e Afuá, todas no Pará.

O roteiro começou em outubro de 2011, na Ilha da Madeira (Portugal), e passou por Marrocos, Senegal e Cabo Verde antes de chegar ao Brasil. A temporada brasileira foi iniciada no último dia 6, em Salvador, passando por João Pessoa, Fernando de Noronha e Fortaleza. Depois de passar no Rio Amazonas, partem para a Guiana Francesa e depois para o Caribe. Por fim, regressam à França, onde cada navegador se dispersa em direção ao país de origem.

De acordo com a diretora de Eventos da Secretaria de Esportes do Pará, Ana Júlia Chermont, o estado está preparado para recebê-los. "Foram discutidas estratégias para a segurança de navegabilidade aos tripulantes", afirma. Entre as atividades asseguradas pelo governo paraense estão a coordenação da segurança da navegabilidade, por meio de parceria com as polícias Civil, Militar, Fluvial e Turística, Corpo de Bombeiros e Capitania dos Portos.

Para o coordenador e diretor operacional do rali, Nicloas Tiphagne, a parceria com a secretaria é de grande importância: "O passeio em terras amazônicas promove maior visibilidade turística e retorno econômico e social para o estado", destaca.

Carla Belizária
Foto: Divulgação
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla