Ministério do Esporte Confira a agenda esportiva deste fim de semana
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Confira a agenda esportiva deste fim de semana

Para muitos atletas, o carnaval será de competição. Termina neste domingo (19.02), em São Paulo, o maior torneio de tênis do país, o Brasil Open. Já no palco dos próximos Jogos Olímpicos, o velódromo de Stratford, em Londres, será realizada a última etapa da Copa do Mundo de Ciclismo, evento-teste das Olimpíadas. Na Alemanha, 13 judocas brasileiros disputarão o Grande Prêmio de Dusseldorf, etapa do Circuito Mundial que contará pontos para o ranking que definirá as vagas olímpicas.

Confira os eventos nacionais e internacionais:

Tênis
Vai até domingo o maior torneio de tênis do país, o Brasil Open, no Complexo Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, em São Paulo. Após 11 anos na Costa do Sauípe, na Bahia, o único torneio do circuito da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) disputado no Brasil está sendo realizado na capital paulista.

Entre os destaques, o Brasil Open conta com cinco grandes nomes do tênis mundial: os espanhóis Juan Carlos Ferrero (ex-número 1 do mundo), Tommy Robredo e Fernando Verdasco, o argentino David Nalbandian e o francês Gilles Simon.

Ciclismo
Flavio Cipriano, Dieferson Borges e os atletas beneficiados pelo programa Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte, Davi Romeo e Sumaia Ali encaram a quarta e última etapa da Copa do Mundo de Ciclismo, de sexta-feira (17.02) a domingo (19.02). A prova é disputada no velódromo de Stratford, em Londres, e servirá como evento-teste para os Jogos Olímpicos.

No Brasil, na cidade paulista de São Carlos, será disputada de 23 a 26 de fevereiro uma das provas mais esperadas pelos jovens ciclistas de todo país: a 6ª Volta Ciclística do Futuro. O evento visa preparar as grandes promessas para as Olimpíadas Rio 2016.

O evento é realizado nos moldes da Volta Ciclística do Estado de São Paulo. São quatro etapas distintas, e os resultados dos atletas em cada uma delas são somados. O atleta que obtiver o menor tempo dentro das etapas conquista o título.

Judô
No sábado e no domingo (18 e 19.02), 13 judocas brasileiros disputarão o Grande Prêmio de Dusseldorf, na Alemanha, mais uma etapa do Circuito Mundial que contará pontos para o ranking olímpico.

No feminino, o Brasil será representado pelas bolsistas Erika Miranda (52kg), Rafaela Silva (57kg), Mariana Silva (63kg) e Katherine Campos (63kg). Maria Portela (70kg) e Maria Suelen Altheman (+78kg) completam a equipe.

Felipe Kitadai (60kg), Breno Alves (60kg), Luiz Revite (66kg), Hugo Pessanha (90kg), Luciano Corrêa (100kg), Leonardo Leite (100kg), Daniel Hernandes (+100kg) e David Moura (+100kg) compõem a equipe masculina.

Saltos ornamentais
Entre os dias 20 e 26 de fevereiro a seleção brasileira de saltos ornamentais disputa, na capital britânica, o Pré-Olímpico da modalidade, que definirá a equipe brasileira que participará dos Jogos em julho deste ano. Representarão o Brasil os bolsistas Hugo Parisi, Cassius Duran e Juliana Veloso. Cesar Castro e Andressa Mendes completam a equipe. Caso consiga a vaga, Andressa, de apenas 14 anos, será a atleta mais jovem dessa modalidade no país a conquistar um lugar nas Olimpíadas. Em 2011, ela foi quinta colocada nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara.

Polo aquático
Adquirir experiência em competições internacionais. Esse é o objetivo da seleção brasileira feminina de pólo aquático, na cidade de Long Beach, na Califórnia (EUA), onde disputa a fase das Américas da Liga Mundial da modalidade. A equipe convocada é composta por 13 atletas - seis beneficiadas pelo programa Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte.

A competição será realizada entre os dias 19 e 22 de fevereiro e servirá de treinamento para os próximos eventos de que o Brasil participará: Sul-Americano Absoluto, no Pará, em março, e o Pré-Olímpico, na Itália, que selecionará quatro equipes para Londres. No feminino, nove delegações disputarão a vaga em Londres: seis da Europa, duas das Américas e uma da Ásia.

Conferência
O Comitê Olímpico Internacional (COI) promove desde quinta-feira (16.02) a 5ª Conferência Mundial sobre Mulheres e Esporte. O evento acontece em Los Angeles, nos Estados Unidos, e reunirá mais de 600 participantes de 130 países, entre representantes de comitês olímpicos nacionais, federações internacionais, ONGs e universidades. Com o lema "Juntos somos mais fortes: o futuro do esporte", a conferência debaterá temas como esporte e desenvolvimento, liderança feminina e sustentabilidade em grandes eventos. A Conferência Mundial sobre Mulheres e Esporte é realizada a cada quatro anos. A primeira edição foi em 1994, na Inglaterra.

Surfe
A Associação Internacional de Surf (ISA, na sigla em inglês) entrou na onda do Stand Up Paddle (SUP) e organiza um campeonato mundial para ajudar no desenvolvimento da modalidade. A primeira edição do ISA Campeonato Mundial de SUP será disputada entre os próximos dias 21 e 25 de fevereiro na praia de Miraflores, em Lima, no Peru.

Mais de 140 participantes de 17 países, entre eles o Brasil, competirão em busca das medalhas de ouro nas três provas: SUP Racing, Paddleboard Racing e Paddle Team.

Luta olímpica
Em busca da classificação para os Jogos Olímpicos de Londres, 12 atletas brasileiros embarcam na próxima terça-feira (21.02) para Colorado Springs, nos Estados Unidos, onde disputarão o Campeonato Pan-Americano Sênior de Luta Olímpica, entre os dias 24 e 26 de fevereiro. A seletiva garante vaga nas Olimpíadas para os dois primeiros colocados de cada categoria.

Arley Machado (60kg), André Felipe (66kg) e Marcelo "Zulu" do estilo greco-romano; Mayara Graciano (51kg), Camila Fama (55kg), Laís Nunes (59kg) e Gilda Maria (67kg), do estilo livre feminino; e Wellington Silva (55kg), Waldeci Silva (60kg), Rafael Aparecido (66kg) e Leonardo "Chocolate" (96kg), do estilo livre masculino, darão o primeiro passo rumo aos Jogos de Londres 2012.

Se conseguirem bons resultados, esses atletas se juntam ao time A logo após a competição e participam de um campo de treinos até o Pré-Olímpico, no fim de março, em Orlando, nos Estados Unidos.

Breno Barros
Foto: Divulgação
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla