Ministério do Esporte Esgrimista do Bolsa-Atleta conta sua luta para conquistar vaga olímpica
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Esgrimista do Bolsa-Atleta conta sua luta para conquistar vaga olímpica

Os esgrimistas brasileiros começaram a temporada 2012 de olho na vaga olímpica. No último fim de semana (04 e 05.02), o sabrista Renzo Agresta conquistou o oitavo lugar no Grande Prêmio de Esgrima de Plovdiv, na Bulgária, o que lhe garantiu sua melhor colocação no ranking mundial da modalidade. Agora, o atleta ocupa a 21ª posição e está a um passo de representar o país nos Jogos de Londres, que acontecerão em julho deste ano.

Aos 27 anos, o atleta acumula vários títulos importantes: sete vezes campeão brasileiro, duas medalhas pan-americanas, além de ter sido eleito seis vezes melhor atleta do ano na modalidade pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Renzo, que está em fase de treinamento na Itália, é um dos beneficiados pelo programa Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte. Em busca da sua terceira participação olímpica, o bolsista conta como começou no esporte e como está sendo a preparação para disputar um lugar em Londres 2012.

Como foi o seu primeiro contato com a esgrima?
Tive meu primeiro contato quando criança. Fazia escolinha de esportes no Clube Atlético Paulistano e conheci várias modalidades, mas comecei a me dedicar somente à esgrima mesmo aos 12 anos. Na época, o Régis Trois - meu treinador - foi quem me motivou a seguir praticando e acreditou no meu talento. Hoje estou treinando no Esporte Clube Pinheiros.

Como foi a competição na Bulgária? Quais foram os principais adversários dos brasileiros?
Foi um excelente resultado. Fiquei entre os oito melhores do Grande Prêmio, que é a competição mais difícil do circuito. Ganhei do campeão mundial de 2010 e atual quinto colocado no ranking mundial, o coreano Young Won, além de outros adversários de expressão, como o atual campeão pan-americano, o americano Daryl Homer.

Com o resultado da Bulgária, você passou para a 21ª colocação no ranking, mais próximo da vaga para Londres 2012. Como está a expectativa e a preparação para disputar a vaga nos Jogos?
Esse resultado foi um passo importante rumo à minha classificação olímpica, já que proporcionou a minha melhor colocação no ranking mundial. Quanto à preparação, estou treinando na Itália, junto com a equipe italiana e participando de todas as competições do circuito internacional. Por enquanto ainda estou focado em me classificar. Depois de garantir a vaga, aí sim irei pensar na preparação para os Jogos.

Quais as próximas competições das quais você participará?
Meu próximo desafio será a Copa do Mundo de Pádova, aqui na Itália. Depois, irão faltar mais duas copas do mundo antes da definição da vaga olímpica: a de Budapeste e a de Moscou.

Paula Braga
Foto: Divulgação
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla