Ministério do Esporte Esgrimista do Bolsa-Atleta ganha medalha de prata em Copa do Mundo na Alemanha
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Esgrimista do Bolsa-Atleta ganha medalha de prata em Copa do Mundo na Alemanha

O esgrimista em cadeira de rodas Jovane Silva Guissone, beneficiário do programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte, entrou para a história do esporte paralímpico, no último sábado (28.12), ao conquistar medalha de prata na prova de espada masculina, categoria B, melhor colocação de um atleta brasileiro em competições internacionais. A disputa fez parte da Copa do Mundo de Esgrima, realizada na cidade de Malchow, na Alemanha.


Com muito esforço Jovane conquistou a medalha de prata. Depois de vencer fortes adversários nas etapas anteriores, o bolsista chegou à final contra um atleta da Bielorússia. Em uma disputa muito equilibrada, o atleta chegou a ficar atrás no placar por 14 x 10. Mas, com muito talento, Jovane recuperou-se e empatou em 14x14. A disputa terminou com um placar de 15x14 para o bielorusso, mas Jovane volta para o Sul do Brasil com o segundo lugar. O resultado torna-se ainda mais expressivo para o esgrimista gaúcho por ser a reta final antes dos Jogos Paralímpicos de Londres.

Jovane já havia conseguido outra proeza pela esgrima brasileira. Em junho do ano passado, ele foi o primeiro atleta da modalidade a conquistar uma medalha pelo Brasil em provas internacionais. Na época, Jovane competiu com mais 13 esgrimistas de diversos países, entre eles campeões paralímpicos e esgrimistas classificados entre os dez melhores do mundo.

A modalidade
A esgrima está presente nas Paralimpíadas desde sua primeira edição, nos Jogos de Roma em 1960. A modalidade divide-se em duas categorias, florete e espada. O florete é uma arma de convenção: portanto, para conseguir um ponto, é necessário acertar o oponente e ter a prioridade da ação. Numa ação ofensiva, ganha o primeiro que tiver a iniciativa. Para ganhar a prioridade sobre uma ação ofensiva é preciso defender-se primeiro para depois atacar. A superfície válida é apenas o tronco, incluindo também as costas.

Já na espada o objetivo é conseguir o toque sem ser tocado. Como não há prioridade, todos os pontos são computados. Logo, pode ocorrer toque duplo e os dois atletas pontuam ao mesmo tempo. Diferentemente do florete, na espada todo o corpo do adversário é considerado válido, incluindo a máscara, braços e pernas.


Cleide Passos, com informações do CPB
Foto: divulgação/CPB
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter  no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla