Ministério do Esporte Ministros do Esporte, Portos e Turismo visitam obras em Santos
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Ministros do Esporte, Portos e Turismo visitam obras em Santos

A cidade de Santos (SP) recebeu a visita de três ministros nesta segunda-feira (30.01), que foram acompanhar as obras de revitalização do centro histórico da cidade, próximo à capital paulista. O prefeito João Paulo Papa recebeu os chefes das pastas de Esporte,  Portos e Turismo na sede do executivo municipal para um almoço e depois seguiram em um antigo bondinho temático do Santos Futebol Clube rumo à estação do centro histórico. Entre os passageiros, um pouco do passado do nosso futebol nas figuras de Pelé, Edu e Negreiros, todos ex-atletas santistas.

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, afirmou que o projeto de revitalização é importante para o Brasil, já que se trata do maior porto do país.  "Santos é uma cidade estratégica. Vai depender da Copa ou Olimpíadas para receber atenção do governo? Também as Olimpíadas e a Copa, mas é mais pelo que Santos representa para o país, é uma obrigação nossa. A área está disponível, tem um porto capaz de receber transatlânticos e atrair turistas, então tem que receber nossa atenção."

Em coletiva à imprensa após a visitação às obras do futuro museu Pelé e do Porto de Santos,  o prefeito Papa detalhou que a intenção é incluir o programa de revitalização entre os projetos prioritários do governo federal. A área portuária, de 55 mil m², sem uso há mais de 20 anos, será transformada em um complexo turístico e náutico, que  abrange os armazéns de um a oito, com investimentos federais de R$ 235 milhões.

"O ministro de Portos está encaminhando nossas reivindicações, e a primeira delas é agilizar o projeto executivo do mergulhão. No caso do Esporte, o projeto de revitalização do centro histórico é um dos projetos de apoio à Copa do Mundo. Há tempo para fazermos um espaço para receber os passageiros de navios. E no Turismo, teremos uma reunião com todos os prefeitos da Baixada Santista e com o ministro para incluir a região na lista de destinos de visitação prioritários dentro do pacote de cidades preparadas pra receber turistas durante a Copa", explicou Papa.

O Terminal de Passageiros do Porto de Santos é uma obra incluída na Matriz de Responsabilidades da Copa do Mundo. "Nós garantimos o alinhamento do cais. Até o final de 2013 estará concluído. Esse é o legado proposto para a Copa. Esse cais, nós dimensionamos, inclusive, pra receber carga pesada, além de passageiros", prometeu o ministro de Portos, Leônidas Cristino. Segundo ele, o que foi projetado para 2014 será entregue, tanto em Santos como em outros projetos envolvendo portos incluídos na matriz.

Roteiros
O minsitro do Turismo, Gastão Vieira,  lembrou que a Embratur divulgou os 65 roteiros prioritários a serem trabalhados com a Copa do Mundo, mas que novas inserções serão feitas. "A partir desta terça-feira, com a reunião de secretários estaduais de turismo, em Brasília, vamos definir cerca de dez roteiros que terão obras de infraestrutura incentivadas pelo ministério. Não há nada absolutamente fechado, estamos fazendo aproximações sucessivas", disse.

Santos pode ser incluída na lista para receber recursos federais. "Trabalhamos com destinos já consolidados e Santos é um deles.  Portanto, a Baixada Santista será um dos destinos a serem definidos, brevemente, para receber recursos e aproveitando aquilo que todos os destinos turísticos do mundo tiveram dificuldade de encontrar, que é a marca correta. Aqui nós teremos o Museu Pelé. Ele é uma marca absolutamente conhecida do nosso país e que coincide com os maiores eventos, que são os esportivos", afirmou Vieira.


Gabriel Fialho - Portal da Copa
Foto: Rafael Brais
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla