Ministério do Esporte Divulgadas as duplas que lutarão por vaga olímpica no vôlei de praia
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Divulgadas as duplas que lutarão por vaga olímpica no vôlei de praia

A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) divulgou, nesta segunda-feira (30.01), os nomes das duplas de vôlei de praia que lutarão por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Londres 2012. No feminino, as atletas Juliana/Larissa, campeãs mundiais em 2011; Talita/Maria Elisa e Taiana/Vivian. No masculino, Alison/Emanuel, atual dupla campeã mundial; Ricardo/Pedro Cunha e Márcio/Pedro Solberg.

Das seis duplas, quatro serão convocadas pela CBV para compor a seleção brasileira de vôlei de praia em Londres, no mês de julho. No critério anterior, as melhores duplas posicionadas no ranking mundial eram classificadas automaticamente. Agora, os critérios da praia serão os mesmos das seleções de quadra, quando os técnicos das equipes selecionam os atletas.  

Nas Olimpíadas, o Brasil poderá ter até duas duplas em cada gênero. A previsão é que a CBV escolherá, até junho, as parcerias que representarão o país, com a possibilidade de ter alterações nas formações das duplas.

Vôlei de praia nos Jogos
Em 1996, pela primeira vez, o vôlei de praia fez parte da edição dos Jogos Olímpicos, em Atlanta, nos Estados Unidos.  Na ocasião, a final deu a dupla verde amarela. A medalha de ouro foi conquistada pelas jogadoras Jacqueline Silva e Sandra Pires, deixando a prata para as brasileiras Mônica Rodrigues e Adriana Samuel.

Quatro anos depois, em Sidney, na Austrália, o Brasil voltou para casa com as medalhas de prata e bronze. Com Adriana Behar/Shelda Bede e Adriana Samuel/Sandra Pires respectivamente. Behar e Shelda voltaram a subir ao pódio em Atenas, em 2004, com a prata.

No masculino, a primeira dupla brasileira a subir no pódio foi José Marco Melo e Ricardo Santos. Eles ficaram com a medalha de prata nos Jogos de Sydney, em 2000. Quatro anos depois, em Atenas, o Brasil subiu pela primeira vez no lugar mais alto do pódio, conquistando o ouro com a dupla Ricardo e Emanuel.


Breno Barros
Foto: Maurício Kaye
Legenda: Dupla Talita e Maria Elisa no Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia
Ascom - Ministério do Esporte

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla