Ministério do Esporte Judocas brasileiros melhoram classificação no ranking mundial e sonham com vaga olímpica
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Judocas brasileiros melhoram classificação no ranking mundial e sonham com vaga olímpica

Os judocas brasileiros estão mais próximos de conquistar a sonhada vaga para os Jogos Olímpicos de Londres. A Federação Internacional de Judô (FIJ) divulgou nesta semana a atualização do ranking mundial com os resultados obtidos nos Masters do Cazaquistão, em que o Brasil conquistou seis medalhistas na semana passada, e nas provas do Azerbaijão 2010 e da Coreia 2009. A classificação mundial definirá os atletas que disputarão a competição na capital britânica.

No masculino, Hugo Pessanha foi o destaque, passando da 10ª para a 6ª posição. Entre as mulheres, as atenções ficaram voltadas para Rafaela Silva, que passou da 7ª para a 5ª colocação, aumentando a chance pela vaga Olímpica. Aos 19 anos, a judoca já acumula vários títulos importantes: é campeã Mundial Sênior, medalha de bronze no Grande Aberto do Japão, prata no Grande Aberto do Rio e, recentemente, conquistou a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011.

A atleta, que recebe o patrocínio financeiro do programa Bolsa-Atleta há três anos, contou para o Portal do Ministério do Esporte como iniciou no judô e como se prepara para encarar um dos maiores desafios de sua carreira: brigar por uma vaga olímpica.

ME - Como descobriu que tinha potencial para participar de competições nos tatames?
Rafaela Silva - Comecei a treinar aos cinco anos na Associação Cidade de Deus, no Rio de Janeiro. Aos oito, fui para outra academia, em Jacarepaguá, onde conheci o professor Geraldo Bernardes, que é meu atual treinador. Ele viu meu talento, e da minha irmã, e nos incentivou a continuar treinando. Pois, para ele, tínhamos grande futuro no judô.   

ME - Como foi a participação no Masters do Cazaquistão disputado na semana passada?
R- Gostei do resultado no Cazaquistão. Foi uma competição muito difícil, que reuniu vários atletas fortes da modalidade, mas fiz uma luta muito boa. Infelizmente não consegui a primeira colocação, mas fiquei em terceiro lugar, o que foi importante para o meu ranking. Agora é continuar mantendo estes resultados.

ME - Quais serão as próximas competições importantes antes de Londres?
R - Este semestre ainda disputarei o Grande Aberto de Paris, em fevereiro, o Grande Prêmio da Alemanha, o Pan-Americano de Judô e o Grande Aberto de Moscou, que serão competições com um nível bastante alto.

ME - Como está a preparação para disputar as Olimpíadas?
R - Estou confiante. Já lutei com quase todas as atletas que têm chance de se classificar, o que me ajuda bastante. Alcancei um nível técnico bom e estou indo bem nas minhas lutas. Uma medalha nas Olimpíadas não é impossível.

Ainda faremos três treinos, no Rio de Janeiro, com toda a seleção antes dos Jogos, em março. Atualmente, estou treinando seis horas por dia mais o treino físico é fisioterapia. Agora meu foco é continuar treinando para manter meus resultados.

Definição da vaga olímpica
Os nomes dos judocas que disputarão os Jogos de Londres serão divulgados em abril deste ano, após o fechamento dos Campeonatos Mundiais, Masters, Grande Aberto, Grande Prêmio e Copa do Mundo, que ainda somarão pontos no ranking olímpico. Segundo critério estabelecido pela FIJ, os 22 homens e as 14 mulheres mais bem colocadas na classificação mundial garantem vaga nas Olimpíadas de Londres.

Paula Braga
Foto: Divulgação CBJ
Legenda: Judoca Rafaela Silva se prepara para mais um treinamento.
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla