Ministério do Esporte Ciclistas brasileiros treinam para a última etapa da Copa do Mundo, em Londres
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Ciclistas brasileiros treinam para a última etapa da Copa do Mundo, em Londres

Após terminar a terceira etapa da Copa do Mundo de Ciclismo na 13ª e na 15ª colocações, os ciclistas Flavio Cipriano e Sumaia Ali - beneficiada pelo programa Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte - entram em fase de preparação para disputar a quarta e última etapa da competição, que será realizada entre os dias 17 e 19 de fevereiro, em Londres. Caio Moretto também integrará a equipe brasileira na competição.

Na terceira etapa, realizada em Pequim, os atletas enfrentaram temperaturas abaixo de dez graus, que prejudicaram o desempenho dos atletas sul-americanos na prova. Flávio Cipriano por pouco não conseguiu a classificação para as semifinais na prova de Velocidade Individual, completando a prova na 13ª colocação. O brasileiro foi o segundo atleta sul-americano mais bem colocado na prova. A bolsista Sumaia Ali, que integrou a equipe representante do Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em outubro, foi a 15ª colocada na prova de contra-relógio.  Trinta e seis atletas disputaram a competição.

Apesar de não ter conquistado nenhum pódio, a equipe brasileira comemorou os resultados obtidos na Copa do Mundo, já que essa é a primeira vez que uma seleção nacional disputará todas as etapas de um circuito mundial. O treinamento da seleção de ciclismo é resultado do "Projeto de Pista", uma iniciativa da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) em parceria com o Ministério do Esporte para qualificar a equipe para as Olimpíadas do Rio 2016.  O projeto, que visa aumentar a participação brasileira em competições no exterior, também oferece toda a infraestrutura necessária para o acompanhamento individual na preparação de cada atleta.

Além da última etapa em Londres, que será uma prévia do evento olímpico de julho, a equipe brasileira também disputará o Campeonato Pan-Americano e o Mundial de Pista, em março e abril deste ano.

No ciclismo, o Brasil tem, até o momento, quatro vagas garantidas para os Jogos de Londres, todas na prova de estrada masculino, podendo utilizar um dos atletas também para participar da disputa masculina de contra-relógio. Na prova de pista, os atletas serão definidos depois de contabilizados os pontos e resultados dos rankings de maio de 2010 até maio de 2012.

Paula Braga
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla