Ministério do Esporte Judoca beneficiada pelo Bolsa-Atleta garante vaga olímpica para Londres
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Judoca beneficiada pelo Bolsa-Atleta garante vaga olímpica para Londres

A seleção brasileira de judô encerrou, no último domingo (15.01), a sua participação no Masters da Federação Internacional de Judô (FIJ), uma das mais importantes competições do Circuito Mundial que reuniu os 16 melhores colocados no ranking de cada categoria. Além da medalha de ouro na competição, a judoca Mayra Aguiar, beneficiada pelo programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte, ganhou 400 pontos na classificação mundial e garantiu a vaga para os Jogos Olímpicos de Londres, em julho deste ano. O Brasil conquistou outras cinco medalhas na competição: ouro, com Rafael Silva, e bronze com Tiago Camilo, Hugo Pessanha e as bolsistas Sarah Menezes e Rafaela Silva.

Mayra subiu ao pódio após derrotar a atual campeã olímpica Xiuli Yang, da China. A brasileira, que já havia enfrentado a chinesa duas vezes, precisou de apenas 40 segundos para sagrar-se campeã, vencendo a luta por ippon. Com o resultado, Mayra - quarta colocada no ranking mundial na categoria meio-pesado - garantiu a vaga para os jogos deste ano.

A segunda medalha de ouro brasileira ficou por conta de Rafael Silva, que também ficou com o título do Masters após vencer a disputa com o japonês Daiki Kamikawa. Rafael, atual sexto colocado no ranking mundial, disputa a vaga olímpica com Daniel Hernandes entre os pesados.

Sarah Menezes, Rafaela Silva, Tiago Camilo e Hugo Pessanha ficaram com o terceiro lugar e somaram 160 pontos no ranking mundial.

O Brasil encerrou o Masters de Judô no Cazaquistão em segundo lugar no quadro geral de medalhas, atrás apenas do Japão, que conquistou 21 medalhas - cinco ouros, sete pratas e nove bronzes.

Os nomes dos judocas que disputarão os Jogos de Londres serão divulgados em abril deste ano, após o fechamento dos Campeonatos Mundiais, Masters, Grand Slam, Grand Prix e Copa do Mundo, que ainda somarão pontos no ranking olímpico. Segundo critério estabelecido pela FIJ, os 22 homens e as 14 mulheres mais bem colocadas na classificação mundial garantem vaga nas Olimpíadas de Londres.

Paula Braga, com informações da CBJ
Foto: Divulgação/FIJ
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla