Ministério do Esporte Confira os melhores momentos e conquistas do Ministério do Esporte em 2011
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Confira os melhores momentos e conquistas do Ministério do Esporte em 2011

22. 02 - Aprovação na Câmara das alterações na Lei Pelé - A Câmara dos Deputados aprovou a Medida Provisória 502, que redefine a Política Nacional de Esporte de Alto Rendimento, com o objetivo de transformar o Brasil numa potência olímpica. O novo texto, sancionado pela presidenta Dilma Rousseff em 16 de março (Lei 12.395/11), também protege o clube formador de atletas de futebol, impedindo a transferência de jovens talentos para o exterior sem a devida indenização do clube formador. Entre as novidades na política de alto rendimento, está a criação da Rede Nacional de Treinamento, que vai interligar instalações esportivas espalhadas pelo Brasil. A Cidade Esportiva, degrau da Rede Nacional de Treinamento, tem o objetivo de oferecer espaços para formação e desenvolvimento de atletas nos municípios e, com isso, alargar a base do esporte competitivo. A lei institui o contrato de desempenho entre as entidades e o Ministério do Esporte como condição para recebimento de recursos públicos federais. Esse contrato "será acompanhado de plano estratégico de aplicação de recursos, considerando o ciclo olímpico ou paraolímpico de quatro anos, em que deverão constar a estratégia de base, as diretrizes, os objetivos, os indicadores e as metas a serem atingidas". Também foram criadas duas novas categorias para o programa Bolsa-Atleta. Uma delas é a Atleta Pódio, que vai atender aos esportistas que estejam nas primeiras 20 posições do ranking mundial em modalidades individuais dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. A outra é a categoria Base, que contempla a formação de atletas. O programa passa a priorizar competidores de esportes olímpicos e paralímpicos - aos quais serão destinados 85% dos recursos do programa -, inclui atletas com patrocínio e estabelece a correção anual do valor das bolsas.

01.03 - Aprovação no Senado da criação da APO - O Senado aprovou o projeto de lei de conversão da Medida Provisória 503, que cria a Autoridade Pública Olímpica (APO). A criação da APO, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff em 21 de março, foi uma das garantias oferecidas pelo Brasil ao Comitê Olímpico Internacional (COI) durante a candidatura da cidade do Rio para sediar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. O objetivo é a coordenação de ações governamentais para o planejamento e a entrega das obras e dos serviços necessários à realização dos Jogos.

04.05 - Ampliação do Bolsa-Atleta - O Conselho Nacional do Esporte (CNE), vinculado ao Ministério do Esporte, aprovou a extensão dos recursos do programa aos atletas das modalidades não olímpicas e não paralímpicas. A resolução deu prioridade, num primeiro momento, a atletas de cinco modalidades do programa dos Jogos Pan-Americanos: boliche, beisebol/softbol, patinação, squash e caratê.

01.07 - Prêmio Empresário Amigo do Esporte - O Ministério do Esporte entregou o Prêmio Empresário Amigo do Esporte aos empreendedores que mais contribuíram para projetos esportivos por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. Desde a criação da lei em 2007 é possível contribuir na forma de doações ou patrocínio. Foram premiados 51 empresários e pessoas físicas que colaboraram para o desenvolvimento e o fortalecimento do desporto e paradesporto brasileiro. A premiação foi dividida em cinco categorias: "Melhores Amigos do Esporte", "Melhores Amigos do Esporte do Estado", "Maiores Amigos do Esporte", "Amigos do Esporte - Pessoa Física" e "Dedicação e Incentivo ao Esporte".

16 a 24.07 - Jogos Mundiais Militares - A 5ª edição dos Jogos Mundiais Militares, os Jogos da Paz, reuniu mais de 5.600 atletas de 111 delegações dos cinco continentes. A equipe brasileira, composta por 268 atletas de 20 modalidades, foi campeã dos jogos, terminando a competição com 114 medalhas: 45 ouros, 33 pratas e 36 bronzes. Participaram da competição 65 beneficiados pelo programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte. Além dos bolsistas, cerca de 1.200 alunos de escolas públicas atendidos pelo programa Segundo Tempo também participaram das competições.
 
26.07 - Embaixador honorário da Copa - A presidenta Dilma Rousseff nomeou o ex-jogador Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, "embaixador honorário" do Brasil para a Copa de 2014. O rei do futebol terá como função fazer a promoção, no País e no exterior, da Copa do Mundo do Brasil. "Eu não poderia deixar de aceitar esse convite da nossa presidenta. Como brasileiros vocês sabem que eu já faço isso desde que nasci. Desde a primeira Copa do Mundo eu defendo e faço a promoção do Brasil. É uma responsabilidade muito grande, mas eu não poderia deixar de aceitar", disse.

14 a 30.10 - Jogos Pan-Americanos de Guadalajara (México) - Os atletas bolsistas do Ministério do Esporte ganharam 53 medalhas das 141 medalhas brasileiras (37%). O Brasil conquistou o terceiro lugar no quadro geral e o segundo na contagem total de medalhas.

05.11 - Gymnasíade - Brasília será a primeira cidade das Américas a sediar as Olimpíadas Escolares Mundiais - Gymnasíade -, em 2013. A escolha da capital federal para receber a competição ocorreu durante a última reunião do Comitê Executivo da Federação Internacional de Desporto Escolar, realizada no início deste mês na Ilha de Chipre. A Gymnasíade, realizada de quatro em quatro anos, reúne em média dois mil atletas de 14 a 17 anos, de 45 países. Brasília venceu, por dez votos a sete, a disputa com Palma de Mallorca, na Espanha.

5 a 12.11 - Jogos dos Povos Indígenas - O Ministério do Esporte realizou na Ilha Real, em Porto Nacional (TO), a 11ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas. O evento reuniu cerca de 1.400 índios e um número recorde de 39 etnias nacionais. Foram oito dias de disputas esportivas de modalidades tradicionais, de fórum social, com debates, e de exposições de artesanatos.

12 a 20.11 - Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara (México) - Os bolsistas conquistaram 156 medalhas: 56 ouros, 52 pratas e 48 bronzes. No total, o Brasil conquistou 197 medalhas no Parapan e ficou em primeiro lugar. Os bolsistas foram responsáveis por 79% dos pódios brasileiros.

17.11 - Autoridade Pública Olímpica (APO) - O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e o presidente da Autoridade Pública Olímpica (APO), Marcio Fortes, anunciaram que o órgão passa a ser vinculado ao Ministério do Esporte. "A presidenta da República, Dilma Rousseff, determinou que a vinculação da Autoridade Olímpica, do ponto de vista do governo federal, fosse transferida do Ministério do Planejamento para o do Esporte", comunicou o ministro. Assim, o Ministério do Esporte passa a coordenar os dois grandes eventos dos próximos anos no Brasil: a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

24.11 - Coordenação-geral de Futebol Feminino - O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, anunciou a criação do cargo de coordenadora-geral de Futebol Feminino. A função será exercida pela ex-jogadora Mariléia dos Santos, conhecida como Michael Jackson, que defendeu a seleção brasileira em dois Mundiais e uma Olimpíada. "Tenho o compromisso de trabalhar pelo futebol feminino. Por sua biografia, pelo que fez pelo Brasil, Michael Jackson é o nome ideal para conduzir o projeto de desenvolvimento e valorização do esporte", afirmou Aldo Rebelo.

01.12 - Criação da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) - A presidenta da República, Dilma Rousseff, instituiu a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) na estrutura regimental do Ministério do Esporte. Dessa forma, o Brasil cumpre o compromisso assumido durante a candidatura do Rio de Janeiro para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016 e atende à exigência da Agência Mundial Antidoping (Wada) para criação de um órgão específico de controle de dopagem no País.

14.12 - O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) homenageou o nadador Daniel Dias, dono de 11 medalhas de ouro nos Jogos Parapan-Americanos de 2011. É o maior vencedor dessa competição. Daniel também foi indicado para disputar o Laureus Sports Awards, prêmio mais importante do esporte mundial. A cerimônia acontece no dia 6 de fevereiro, em Londres. Ele disputará o prêmio com quatro atletas da África do Sul, Holanda, Grã-Bretanha e Rússia.

15.12 - Jogos Escolares Sul-Americanos - O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, anunciou que o Brasil foi escolhido para sediar os próximos Jogos Escolares Sul-Americanos, que acontecerão em dezembro de 2012. O anúncio foi feito durante recepção a cinco jovens atletas, de 12 a 14 anos, que representaram o País na última edição dos Jogos, realizadas entre os dias 2 e 7 de dezembro, em Bogotá, na Colômbia. A equipe nacional em Bogotá contou com 168 estudantes. O Brasil terminou a competição em primeiro lugar no quadro geral, com 95 medalhas - 43 ouros, 26 pratas e 26 bronzes. Mais de 1.300 estudantes de dez países disputaram a competição.

19.12 - O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) homenageou, com o Prêmio Brasil Olímpico 2011, os melhores atletas brasileiros em cada modalidade. Entre eles estão 18 beneficiários do Programa Bolsa-Atleta. A remadora Fabiana Beltrame foi candidata ao prêmio de Melhor Atleta do Ano.

Bolsistas premiados como os melhores de 2011 em suas modalidades

Marcelo Suartz  - boliche
Everton Lopes  -  boxe
Cássio Petry - canoagem slalom
Nivalter Santos - canoagem velocidade
Rubens Valeriano - ciclismo mountain bike
Sumaia Ribeiro - ciclismo pista
Mirlene Picin - desportos na neve
Guilherme Toldo - esgrima
Angélica Kvieczynski - ginástica rítmica
Thalita Cabral - hóquei sobre grama
Lucélia Brose - caratê
Aline Ferreira - lutas
Fabiana Beltrame - remo
Diego Lopez - rugby 7
Thaisa Serafini - squash
Marcio Ferreira - taekwondô
Hugo Hoyama - tênis de mesa
Ana Luiza Ferrão - tiro esportivo

Ascom - Ministério do Esporte

Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla