Ministério do Esporte Dois atletas representarão o Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude 2012
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Dois atletas representarão o Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude 2012

Os brasileiros Tobias Macedo e Eliza Nobre entrarão, literalmente, numa fria em janeiro de 2012. Os atletas de 15 anos são os representantes brasileiros na primeira edição dos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude, que serão disputadas entre os dias 13 e 22 de janeiro, na cidade de Innsbruck, na Áustria, onde as temperaturas podem atingir - 10 ºC. Os atletas competirão na modalidade mais tradicional na neve, o esqui alpino.  

 

Elisa é a revelação brasileira na modalidade. A atleta conquistou o bicampeonato no Campeonato Brasileiro Amador. Já Tobias é uma promessa no esporte. O atleta, que se mudou com a família para os Estados Unidos, onde teve o primeiro contato com o esqui, vem se desenvolvendo na modalidade e faz parte da equipe brasileira.

O superintendente técnico da Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN), Pedro Cavazzoni, que foi escolhido embaixador brasileiro da Juventude nos Jogos, explica que a proposta da Olimpíada é diferente, pois pretende oferecer aos atletas de 14 a 16 anos não só a competição, mas um intercâmbio cultural e educacional.

"O Comitê Olímpico Internacional (COI) tem se esforçado para oferecer um propósito muito diferente para esse tipo de competição. Ele tem como principal objetivo criar um ambiente cultural e educacional. Os atletas não estarão focados somente nas competições, como nos Jogos Olímpicos tradicionais. Eles ficarão durante todo o período do evento participando de um programa cultura e educação", explicou.

Na primeira edição, o programa estabelecido pelo COI inclui 15 modalidades, baseadas no programa dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014. São elas: biatlo, bobsleigh, combinado nórdico, curling, esqui alpino, esqui cross-country, esqui estilo livre, hóquei no gelo, luge, patinação artística, patinação de velocidade, patinação de velocidade em pista curta, salto de esqui, skeleton e snowboard são as provas que serão disputadas. 

A expectativa é que o evento reúna cerca de mil atletas. Pedro acrescenta que contar com representantes na primeira edição dos Jogos será bom para divulgar a modalidade no Brasil. "A participação dos atletas vem ao encontro da proposta da confederação de fortalecer as categorias de base, detectando e desenvolvendo novos talentos. Estamos também importando ideias e tecnologias para estimular o treinamento e o primeiro contato com o esporte aqui no Brasil", revela.

Breno Barros
Foto: Divulgação
Ascom - Ministério do Esporte

Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook


Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla