Ministério do Esporte Bolsistas do judô se destacam no ranking olímpico da modalidade
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Bolsistas do judô se destacam no ranking olímpico da modalidade

Os esportistas beneficiados pelo programa Bolsa-Atleta tiveram um ano cheio de conquistas. Um bom exemplo vem dos tatames: as bolsistas Mayra Aguiar, Erika Miranda, Rafaela Silva e Sarah Menezes estão entre as primeiras colocadas na última atualização do ano do ranking da Federação Internacional de Judô (FIJ), que definirá os atletas classificados para disputar os Jogos Olímpicos Londres 2012.

Após a atualização, Mayra Aguiar, atleta da categoria até 78kg, passou a ocupar a quarta posição no ranking. A francesa Audrey Tcheumeo lidera a classificação. Na categoria -57kg, Rafaela Silva, medalhista de prata nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, ocupa a sétima colocação, com 954 pontos. Com a o resultado no Grande Prêmio de Judô, na China, Erika Miranda (-52kg) subiu da sétima para a sexta posição. Sarah Menezes é a brasileira mais bem colocada no ranking. A judoca de 21 anos está na terceira posição na categoria até 48kg, atrás apenas das japonesas Tomoko Fukumi e Haruna Asami.

Com a nova classificação, as atletas estão a um passo de garantir a classificação para os Jogos do próximo ano. Segundo o critério estabelecido pela FIJ, os 22 homens e as 14 mulheres mais bem colocadas no ranking garantem vaga nas Olimpíadas de Londres.

Entre os homens, têm chance de garantir a vaga em Londres o bolsista Luciano Correa (-100kg), na 18ª posição, Tiago Camilo (-90kg), na quarta, Hugo Pessanha (-90kg), na décima colocação, Bruno Mendonça (-73kg), em 14º, e Leandro Guilheiro (-81kg) em segundo.

Essa classificação também será usada para definir os atletas convocados para o Masters Top 16 do Cazaquistão, que abre o ano olímpico de 2012. A competição, que vale até 400 pontos no ranking mundial, será restrita aos 16 judocas mais bem colocados na lista. O Brasil terá representantes em 12 das 14 categorias.

Os nomes dos atletas que disputarão os Jogos de Londres serão divulgados em abril de 2012, após o fechamento dos Campeonatos Mundiais, Masters, Grand Slam, Grand Prix e Copa do Mundo, que somam pontos no ranking olímpico.

Paula Braga
Foto: Divulgação
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla