Ministério do Esporte Nadador do Bolsa-Atleta concorre ao mais importante prêmio do esporte mundial
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Nadador do Bolsa-Atleta concorre ao mais importante prêmio do esporte mundial

O maior atleta do esporte paralímpico, o nadador e bolsista do programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte, Daniel Dias, e a atleta cega mais veloz da história, Terezinha Guilhermina, foram indicados a concorrer ao Laureus Sports Awards, prêmio mais importante do esporte mundial. A cerimônia acontecerá no dia 6 de fevereiro, em Londres, Inglaterra.

"É uma emoção muito grande ser indicado mais uma vez ao Laureus. Ganhei em 2009 e espero voltar com ele para casa novamente", brincou Daniel. Esta é a terceira vez que o nadador brasileiro é indicado para concorrer ao prêmio. Até hoje, apenas três brasileiros receberam: Pelé (2000), Bob Burnquist (2002) e Ronaldo Fenômeno (2003). Além dos vencedores, a Seleção Brasileira de Futebol foi indicada em 2003, Ronaldo novamente em 2006 e os jogadores de futebol Kaká e Marta, em 2008.

O evento homenageia os melhores atletas do mundo e considera apenas os resultados conquistados no ano de 2011. Na categoria "Melhor Atleta Paralímpico", seis esportistas foram indicados: Daniel Dias, Terezinha Guilhermina (Brasil), Oscar Pistorius (África do Sul), Esther Vergeer (Holanda), David Weir (Grã-Bretanha) e Irek Zaripov (Rússia).

Os vencedores são escolhidos pela Academia Laureus World Sports, composta por 47 dos maiores esportistas de todos os tempos, entre homens e mulheres. Para o presidente da Academia, Edwin Moses, 2011 foi um ano fantástico para o esporte e a academia terá muitas dificuldades em eleger os vencedores.

Após grande participação nos Jogos Paralímpicos de Pequim, em 2008, o nadador Daniel Dias foi vencedor do Laureus em 2009. Na China, ele conquistou nove medalhas, sendo quatro de ouro. Para os Jogos de Londres, em 2012, a expectativa é ainda maior. Este ano, Daniel teve ótimo desempenho nos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara, no México, onde ganhou medalha de ouro nas 11 provas que disputou, tornando-se o maior nome da competição.

A mais veloz atleta cega do mundo, Terezinha Guilhermina, teve grande destaque nas competições deste ano e tornou-se conhecida mundialmente. No mundial de atletismo de Christchurch, em janeiro, ela conquistou quatro medalhas de ouro e estabeleceu diversos recordes. Em Guadalajara, nos Jogos Parapan-Americanos, Terezinha conquistou mais três ouros e atualmente é recordista mundial das provas dos 100m, 200m e 400m.

"Há oito anos tenho me dedicado exclusivamente ao esporte e em 2011 venci todas as provas que disputei. Fui também eleita representante dos atletas no Conselho do Comitê Paralímpico das Américas. O ano de 2011 foi um dos melhores da minha vida", afirmou Terezinha. "É o maior  reconhecimento que um atleta pode receber", disse.

Cleide Passos, com informações do CPB
Foto: Márcio Rodrigues - Fotocom/CPB
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla