Ministério do Esporte Ex-jogadora de vôlei Jaqueline Silva defende maior participação feminina no esporte
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Ex-jogadora de vôlei Jaqueline Silva defende maior participação feminina no esporte

A ex-atleta de vôlei Jaqueline Silva esteve em Brasília, nesta quarta-feira (14.12), para participar de um debate na Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados. A audiência pública, solicitada pelas deputadas Jô Moraes (PCdoB/MG) e Luci Choinacki (PT/SC), discutiu políticas voltadas para as mulheres esportistas.

Além de Jackie - como é mais conhecida a medalhista de ouro no vôlei de praia dos Jogos Olímpicos de Atlanta-1996, ao lado de Sandra Pires -, participaram do debate Aída dos Santos, que disputou atletismo nos Jogos de Tóquio-1964, e Leila, atacante da seleção de vôlei medalha de bronze em Atlanta-1996 e Sydney-2000. A deputada Luci Choinacki apresentou um projeto de lei para instituir 2013 como o ano de mobilização nacional pela valorização das mulheres nos esportes.

Antes da audiência pública na Câmara, Jaqueline foi recebida pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo. Primeira brasileira a subir ao alto do pódio olímpico, ela defendeu mais espaço para as mulheres no setor esportivo: "Como tudo no mundo, somos minoria nessas posições. Tem que desenvolver mais esse outro lado".

Segundo Jackie, o ministro prometeu apresentar ações de incentivo à participação feminina no esporte. Uma delas foi anunciada em novembro, quando Aldo Rebelo convidou a ex-jogadora Michael Jackson para assumir o cargo de coordenadora-geral de Futebol Feminino do Ministério do Esporte.

Esporte educacional
Jaqueline também falou sobre o programa da Petrobras, Esporte & Cidadania, em parceria com o Ministério do Esporte. Serão investidos mais de R$ 30 milhões em projetos voltados para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. A ex-atleta ressaltou a importância do esporte educacional no desenvolvimento dos jovens: "É um segmento que trabalha com a iniciação do esporte dentro das escolas, com o lado educacional do esporte. Não é competitivo, de alto rendimento, mas extremamente importante, principalmente, para as crianças pequenas".

A ex-jogadora lembrou que a chamada pública para o programa Petrobras Esporte & Cidadania está aberta até 1º de março de 2012. As inscrições podem ser feitas no endereço www.petrobras.com.br/ppec.

Confira a reportagem em áudio



Foto: Glauber Queiroz
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla