Ministério do Esporte Crianças do Segundo Tempo, em Anápolis, recebem doações da Receita Federal
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Crianças do Segundo Tempo, em Anápolis, recebem doações da Receita Federal

Mais de três mil toneladas de itens apreendidos pela Receita Federal transformaram-se em presentes para 12 mil estudantes do Segundo Tempo, programa do Ministério do Esporte em parceria com o da Defesa.  Camisetas, bonés, toalhas, tops e meias - confiscados nas fronteiras de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul - foram entregues a cem alunos atendidos na Base Aérea de Anápolis (GO). Eles são moradores do Recanto do Sol, bairro em situação vulnerável que mudou significativamente sua realidade para melhor. "Ali a criminalidade caiu 70% graças ao programa", revela o juiz da Vara da Infância e da Juventude de Anápolis, Carlos Limonize Sterse.
 
Além do magistrado, prestigiaram a distribuição iniciada na quinta-feira (08.12), no Clube de Cabos, Soldados e Taifeiros (Mac - III), o presidente da Comissão Desportiva Militar do Brasil, vice-almirante Bernardo Gambôa, o comandante da Base Aérea de Anápolis, o coronel-aviador Alcides Barbacovi e o diretor Administrativo dos Transportes Coletivos de Anápolis (TCA), Odair Borges. O Ministério do Esporte foi representado por  Plínio Teixeira de Oliveira, coordenador de Suprimentos e Logística, e por Andréa Ewerton, coordenadora-geral Operacional de Convênios.

O clima durante a solenidade de entrega do material era de festa. Não faltou alegria entre os alunos que agradeceram pelos presentes recebidos e participaram de aula demonstrativa de natação ou competindo no torneio de futebol society. Filho de trabalhador em usina de reciclagem e de mãe doméstica, Eliseu Fernandes tem 14 anos e mede 1,74 de altura.  Ele teve no Segundo Tempo a oportunidade de mergulhar numa piscina. "Nunca estive num clube social e aqui posso nadar e refrescar o calor que em nossa cidade é terrível", comemora.
 
Durante o intervalo do jogo, o adolescente Mateus Lourenço, 16, não disfarçou o orgulho em participar do programa. "Foi por meio do esporte que aprendi a ter amigos, a respeitar os colegas e a ser um cara melhor", garante.

Ao seu lado, porém, no time adversário, o irmão Lucas Lourenço, 17, explicou: "Melhorei bastante na escola por causa do reforço que recebo aqui". Enquanto isso, ofegante, o mascote da turma do futebol, Miguel da Silva, 12, falou orgulhoso, sobre sua maior conquista. "Ganhei da Base Aérea de Anápolis o título de Jovem Destaque do Esporte", revelou o popular "Grilinho".

A dança, comandada pela professora Nalcimar Medeiros, foi outra forma que os alunos encontraram de agradecer. As três apresentações (country, coreografia de Thriller, de Michael Jackson, e uma rítmica de Lady Gaga) encerraram as atrações. O destaque ficou para o único menino do grupo, Bruno Felipe Souza, 9, e para a portadora de deficiência Milene das Chagas, 16, vítima  de nanismo. "Somos mais felizes e realizados com essa atividade física", disseram.

Receita de sucesso
Quatro dos 120 núcleos do Segundo Tempo em parceria com o Ministério da Defesa funcionam na unidade da Aeronáutica em Anápolis. O convênio também contempla quartéis do Exército e da Aeronáutica, em todos os estados e no Distrito Federal.

No local, referência da segurança aérea nacional e da alta tecnologia da mecânica de aviões, dos 400 estudantes atendidos, 25% são acompanhados pelo Conselho Tutelar e 95% têm famílias com dificuldades financeiras. "Eles recebem diariamente reforço escolar, alimentação, atendimento médico, transporte e a prática esportiva gratuita no período oposto ao da escola", revela o comandante Barbacovi.

Criatividade
Para tornar-se referencial de operacionalização do Segundo Tempo, a Base Aérea de Anápolis tem como bandeiras de luta a criatividade, a boa vontade dos gestores militares e  a solidariedade do povo. O que faz a diferença são: o apoio de órgãos como o Juizado da Infância e da Juventude, a cessão de ônibus pela TCA para o transporte dos alunos, a colaboração da prefeitura local, que cede seus professores de Educação Física e monitores, e o compromisso social dos militares, que muitas vezes rateiam entre si as despesas como as de passeios dos alunos.

Orgulhoso pelo que presenciou no Segundo Tempo, o vice-almirante Gambôa ressaltou que todos os envolvidos estão motivados. Para o comandante, essa é a receita do trabalho positivo. "A gente vê o brilho nos olhos de militares, como a coordenadora-tenente Beatriz, e nos olhos de todas as crianças, pois percebemos o quanto elas são lindas e dispostas. Tudo isso é uma demonstração de respeito com a sociedade. Significa que, para a gente fazer muito e de forma simples, basta ter compromisso e respeito com a causa", finalizou.

Confira a reportagem em vídeo:



Carla Belizária
Foto: Ivo Lima
Ascom - Ministério do Esporte

Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla