Ministério do Esporte Confederação de tiro esportivo homologa recorde brasileiro da bolsista Janice Teixeira
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Confederação de tiro esportivo homologa recorde brasileiro da bolsista Janice Teixeira

A atiradora Janice Teixeira, uma das beneficiadas pelo programa Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte, terminou a temporada 2011 com mais uma importante conquista em seu currículo esportivo. Na final do Campeonato Brasileiro de Tiro ao Prato, realizada entre os dias 25 e 27 de novembro, em Brasília, a atleta quebrou o recorde brasileiro na categoria fossa olímpica. Janice estabeleceu a marca de 67 acertos em 75 tiros, em prova disputada com outras quatro atletas. O resultado foi homologado pela Confederação Brasileira de Tiro Esportivo (CBTE) no último domingo (04.12).

Praticante do tiro esportivo há 17 anos, Janice, que atualmente treina no Centro Nacional de Tiro Esportivo, no Rio de Janeiro, passou por várias outras modalidades. "Sempre pratiquei esportes. Minha primeira medalha foi aos oito anos, em uma prova de salto em distância. Aos 11, comecei a praticar vôlei, chegando inclusive a competir em um time de Porto Alegre. Depois disso, também pratiquei remo e descobri o tiro, um esporte que ainda vai me permitir disputar por muito tempo, independentemente da idade", conta.

Além de possuir resultados importantes da modalidade, como a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santo-Domingo, em 2003, e o quinto lugar nos Jogos do Rio 2007, a atleta já era detentora do recorde anterior da fossa olímpica, há seis anos. "Houve uma mudança no formato da prova. Antes atirávamos 125 pratos e, em 2005, eu fiz a marca de 115 acertos", explica. Janice também integrou a equipe brasileira que disputou os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em outubro, no México, terminando na sétima colocação.

Bolsa-Atleta
Bolsista pela categoria internacional, este é o primeiro ano em que Janice recebeu o benefício. Segundo ela, o Bolsa-Atleta é uma ajuda importante para custear alguns dos gastos com viagens em competições.  "O tiro esportivo é um esporte bastante caro. O que eu recebo me ajuda a pagar os gastos com viagens e inscrições de pelo menos uma competição por mês. Além disso, precisamos estar sempre em treinamento e hoje muitos atletas sobrevivem apenas do benefício que recebem."

"O Bolsa-Atleta é uma iniciativa inédita. É um legado que o Ministério do Esporte deixa para os esportistas e não deve ser visto como uma ajuda, mas sim como um reconhecimento do trabalho do atleta" ressalta.

Paula Braga
Foto: Divulgação
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla