Ministério do Esporte Velejadoras garantem no Mundial da Austrália as duas primeiras vagas olímpicas do Brasil
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Velejadoras garantem no Mundial da Austrália as duas primeiras vagas olímpicas do Brasil

O Brasil garantiu as duas primeiras vagas nos Jogos Olímpicos de 2012 que estão em jogo no Mundial de Vela de Perth, na Austrália. Nas regatas de quarta-feira (07.12), a velejadora Adriana Kostiw (foto), que recebe o benefício financeiro do programa Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte, garantiu a classificação do país na classe Laser Radial, enquanto a velejadora Patrícia Freitas assegurou a vaga nacional na classe RS:X feminina.

Adriana Kostiw terminou a primeira fase do Mundial na 45ª colocação, na flotilha ouro, que na classe Laser Radial engloba as primeiras 51 atletas do total de 102 barcos. Assim, garantiu ao Brasil uma vaga na classe para os Jogos de 2012.

"Para mim foi uma surpresa conseguir a classificação tão rápida. Eu achei que teria de lutar até o final e estou muito feliz e aliviada. Mas o campeonato não acabou, embora eu tenha conquistado meu objetivo principal, que era classificar o país e ser a melhor brasileira, para sair na frente na seletiva individual", diz a bolsista.

Como Adriana é a única das três brasileiras na flotilha principal, a bolsista também assegurou, por antecipação, o primeiro ponto na disputa pela vaga individual para Londres. Caso vença o torneio pré-olímpico de Búzios, em 2012, Adriana Kostiw estará automaticamente confirmada nos Jogos Olímpicos. Caso outra velejadora leve o título no litoral fluminense, ainda restará o desempate no Troféu Princesa Sofia, em Palma de Mallorca (Espanha), para definir.

Lei de Incentivo
No Campeonato Mundial das Classes Olímpicas, disputado na Austrália, estão em jogo 75% das vagas para os Jogos Olímpicos de Londres 2012. A equipe nacional, que contou com recursos provenientes da Lei de Incentivo ao Esporte, é representada por 33 atletas.

Dos velejadores brasileiros que estão em busca da vaga olímpica na Austrália, 13 recebem o patrocínio financeiro do Bolsa-Atleta: André Fonseca, Fábio Pillar, Henrique Haddad, Nicolas Ilg Castro, Gabriel Praça, Bruna Martinelli, Bruno Fontes, Eduardo Couto, Adriana Kostiw, Odile Ginaid, Renata Decnop, Gabriela Nicolino e Larissa Juk.

Breno Barros, com informações da ZDL
Foto: Pedro Felizardo/CBVM
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla