Ministério do Esporte Seleção Brasileira de Bicicross realiza avaliação física para aprimoramento técnico
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Seleção Brasileira de Bicicross realiza avaliação física para aprimoramento técnico

A Seleção Brasileira de Bicicross, formada pelos atletas Naiara Silva, Bianca Quinalha, Squel Stein, Priscilla Stevaux, Leandro Miranda, Igor Martins e Renato Rezende, se concentrou em Londrina, no Paraná, nas últimas segunda e terça-feiras (05 e 06.12), para ser submetida a uma série de baterias de exames, com testes físicos, antropométricos e bioquímicos. A avaliação é realizada pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), por meio de parceria firmada com o Ministério do Esporte e o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), buscando o desenvolvimento do ciclismo nacional.

A avaliação foi realizada na Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde os atletas coletaram o sangue para os exames bioquímicos, que será enviado para a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para análise genética. O processo é fundamental para o planejamento dos treinamentos específicos da equipe.

Para o técnico da seleção, Guilherme Pussieldi, esse é um grande passo para o aprimoramento técnico dos atletas da modalidade. "Os exames de genética serão fundamentais para a prescrição dos treinamentos de nossos atletas. Trabalharemos em parceria com o Esporte Clube Cruzeiro, de Minas Gerais, sob orientação do professor Eduardo Pimenta, onde realizaremos um estudo aprofundado sobre a genética de cada atleta", diz.

Com a supervisão dos professores Guilherme Pussieldi e Francisco Florêncio, os atletas foram submetidos às avaliações antropométricas e aos testes de capacidade aeróbica máxima. Durante a tarde ainda foram realizados testes de impulsão vertical e testes de força dos membros superiores. O próximo compromisso da seleção será na semana que vem, quando os atletas participam de uma sessão de treinos em conjunto, na cidade de Paulínia, em São Paulo.

Um trabalho semelhante foi realizado este ano com a Seleção Brasileira de Ciclismo de Pista. O treinamento específico foi feito em três etapas. Na primeira, promovida em junho, os ciclistas fizeram uma bateria de testes com equipamentos de alta tecnologia e exames laboratoriais na Rede Cenesp, na Universidade Estadual de Londrina (PR). Na segunda fase, desenvolvida em agosto, a equipe de pista realizou sessões específicas de treinos para desenvolver as melhores condições de cada atleta. Já na terceira, em setembro, foi feito treinamento específico com os atletas supervisionados pelos fisiologistas e preparadores físicos da seleção brasileira.

Breno Barros
Foto: Divulgação/CBC
Ascom - Ministério do Esporte

Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla