Ministério do Esporte Futebol de luto: morre em São Paulo o ex-jogador da Seleção Brasileira Sócrates
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Futebol de luto: morre em São Paulo o ex-jogador da Seleção Brasileira Sócrates

O ex-jogador de futebol Sócrates morreu na madrugada deste domingo (04.12), em São Paulo. Ele estava internado no Hospital Albert Enstein desde quinta-feira (01.12) devido a uma infecção intestinal. Segundo informações do hospital, Sócrates morreu em decorrência de um choque séptico, às 4h30.

Jogador com uma trajetória que extrapolou o futebol, Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira começou a carreira esportiva no Botafogo de Ribeirão Preto (SP), em 1974. De 1978 a 1984, integrou o time do Corinthians, onde liderou um movimento que tomou proporções políticas conhecido como Democracia Corinthiana. Ao lado de jogadores como Casagrande, Wladimir e Zenon, Sócrates começa a defender a abertura política e chega a subir no palanque ao lado de políticos pelo movimento Diretas Já!

Natural do Pará, nascido em Belém, Sócrates tinha 57 anos. Depois da experiência político-esportiva, partiu para a Itália, onde defendeu a Fiorentina. Em seu retorno ao Brasil, foi jogar no Flamengo, onde ficou por dois anos.

Além disso, integrou a emblemática equipe da Seleção Brasileira de 1982, que disputou a Copa do Mundo da Espanha. Apesar de não ter levado o título, a equipe, que tinha Sócrates como capitão, é considerada pelos especialistas como uma das melhores de toda a história do futebol brasileiro. Depois, o ex-jogador voltou a defender o país na Copa do Mundo de 1986, no México.

Com um futebol de toques rápidos e jogadas inteligentes, Sócrates tinha como principal característica o passe de calcanhar. Segundo ele, era uma das formas de evitar o choque com os zagueiros, por não ter um porte atlético. Durante um tempo de sua carreira, chegou a acumular a função de jogador com a de professor de medicina, já que tinha esperança de voltar a exercer a profissão de médico quando parasse de jogar. Ele deixou os gramados em 1989, quando defendia o Santos.

Nos últimos quatro meses, o ex-jogador foi internado duas vezes. A primeira, no fim de agosto, devido a um quadro de hemorragia digestiva, provocada pelo mal funcionamento do fígado. Ao sair do hospital, em entrevista, Sócrates admitiu que era viciado em álcool e cigarro. Na segunda vez, em setembro, poucos dias depois da alta da primeira internação, uma artéria se rompeu e Sócrates teve nova hemorragia.

Presidenta Dilma lamenta perda de "campeão da cidadania"
A presidenta Dilma Rousseff emitiu nesta manhã uma nota de pesar em decorrência da morte de Sócrates. Segue a íntegra:

"O Brasil perde um de seus filhos mais queridos, o doutor Sócrates. Nos campos, com seu talento e seus toques sofisticados, foi um gênio do futebol, a ponto de ser considerado o melhor jogador sul-americano de 1983, e ser escolhido pela FIFA, em 2004, como um dos 125 melhores jogadores vivos da história. Como jogador do Corinthians, deu muitas alegrias à torcida.

Além de ídolo do futebol, Sócrates foi um campeão da cidadania. Fora dos campos, nunca se omitiu. Foi um brasileiro atuante politicamente, preocupado com o seu povo e o seu país. Procurando o bem-estar de seus companheiros, ajudou  a implantar um sistema democrático no clube em que atuava. Participou também ativamente da campanha pelas Diretas-Já e de outros momentos importantes da redemocratização do país.

Lamento a perda de um grande brasileiro e envio meu abraço solidário a seus parentes, amigos e admiradores." 

Dilma Rousseff
Presidenta da República Federativa do Brasil

Para ministro, craque deixou dupla marca
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, também divulgou nota em função da morte do ex-jogador.

"Manifesto meu pesar pela perda do grande jogador Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira. Sócrates deixa sua marca de craque na história do futebol brasileiro, pelo talento, inteligência e alegria com que vestiu a camisa da Seleção Brasileira e de todos os times por onde passou. E deixa sua marca na história do País, pela firmeza e coragem com que defendeu a democracia e a justiça social. Minha sincera homenagem ao Doutor, que era brasileiro até no nome."

Aldo Rebelo
Ministro do Esporte

Ex-presidente Lula ressalta consciência política
O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, cuja paixão pelo Corinthians sempre foi notória, também lamentou a perda de Sócrates. Por meio de nota, Lula disse que "o doutor Sócrates foi um craque no campo e um grande amigo. Foi um exemplo de cidadania, inteligência e consciência política, além de seu imenso talento como profissional do futebol". No comunicado, Lula também salientou que "a contribuição generosa de Sócrates para o Corinthians, para o futebol e para a sociedade brasileira jamais será esquecida".

CBF determina minuto de silêncio na última rodada do Brasileirão
A Confederação Brasileira de Futebol emitiu nota em seu site de pesar e lamento em função da morte de Sócrates. A seguir, alguns trechos:

"O presidente Ricardo Teixeira, em nome dos diretores e funcionários da CBF, manifesta pesar pela morte de Sócrates, capitão da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1982".

"Considerado um dos jogadores mais brilhantes da história da Seleção Brasileira, Sócrates defendeu o Brasil nas Copas do Mundo de 1982 e 1986 e também foi ídolo do Corinthians. Ao todo foram 63 jogos e 25 gols vestindo a camisa amarelinha".

"Neste domingo, os jogos da última rodada do Campeonato Brasileiro da Série A terão a observância de um minuto de silêncio em homenagem póstuma a Sócrates".

Fontes: Agência Brasil, com informações dos portais do Clube de Regatas do Flamengo, da Democracia Corinthiana e da CBF
Foto: Divulgação/CBF
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla