Ministério do Esporte Rio de Janeiro vai sediar em 2013 Copa de Futebol Unificado
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Rio de Janeiro vai sediar em 2013 Copa de Futebol Unificado

O Brasil mais uma vez será sede de um grande evento esportivo. A cidade do Rio de Janeiro foi escolhida para receber, no fim de 2013, a primeira edição da Copa de Futebol Unificado Special Olympics, competição que reunirá atletas com e sem deficiências intelectuais. O torneio pretende estimular a prática esportiva entre portadores com capacidades intelectuais diferenciadas.

Segundo o presidente e diretor da Special Olympics para a América Latina, Dennis Brueggemann, o objetivo da competição é promover a integração. "A Copa envolverá não apenas atletas especiais, mas também outros sem deficiência, em nível técnico similar", explicou. Participarão do torneio jogadores entre 16 e 23 anos.

Para Brueggeman, essa será a oportunidade de os atletas especiais mostrarem ao mundo a capacidade de jogar futebol como qualquer outro e também de integrar a comunidade ao torneio. De acordo com Brueggeman, a competição seguirá todos os critérios estipulados pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), que apoia o projeto.

"Esse é nosso primeiro evento na América Latina, por isso as pessoas não nos conhecem bem. Mas se assistirem a uma partida de futebol não vão perceber a diferença entre um atleta e outro. Já estamos realizando uma Copa América na Colômbia, que vai selecionar cinco países para o torneio de 2013", revelou Dennis.

Cleide Passos
Foto: Glauber Queiroz
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla