Ministério do Esporte Brasil encerra o Parapan na liderança disparada. Bolsistas ganham 79% das medalhas do país
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Brasil encerra o Parapan na liderança disparada. Bolsistas ganham 79% das medalhas do país

Chegaram ao fim neste domingo (20.11) os Jogos Parapan-Americanos Guadalajara 2011, no México, com hegemonia total dos atletas brasileiros. A quarta edição dos Jogos contou com a maior delegação da história do país, que conquistou o primeiro lugar no quadro geral de medalhas, com 197 medalhas: 81 de ouro, 61 de prata e 55 de bronze. Os Estados Unidos ficaram em segundo, com 51 ouros, 47 pratas e 34 bronzes, enquanto o México atingiu a terceira colocação (50, 60 e 55).

Os atletas bolsistas do Ministério do Esporte conquistaram 79% dos pódios brasileiros. Eles foram responsáveis por 156 medalhas no quadro geral da competição: 56 ouros, 52 pratas e 48 bronzes. Quando são contabilizadas as medalhas totais - o futebol de 5, por exemplo, tinha seis bolsistas, entre jogadores titulares e reservas -, o número sobe para 94 ouros, 57 pratas e 50 bronzes.

O último pódio brasileiro veio na tarde deste domingo (já era noite pelo horário de Brasília). A seleção de futebol de 5 faturou o ouro em final emocionante contra a Argentina. A vitória por 1 x 0 só veio na prorrogação, após empate por 0 x 0 no tempo normal.

Bicampeonato
Com o resultado no México, o país repetiu o feito dos Jogos Parapan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007. A delegação bicampeã contou com a participação de 222 atletas, dos quais 162 recebem o benefício financeiro do Bolsa-Atleta.

Para o presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons, foi um sonho. "Coroamos o trabalho que é fruto do esforço de muita gente. O objetivo é lutar para em 2016 sermos a quinta potência olímpica. Uma posição que é possível alcançar com esforço e determinação."

Confira a reportagem em vídeo



Breno Barros
Foto: Fernando Maia/Fotocom.net/CPB (equipe brasileira medalha de ouro no vôlei sentado)
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla